Navegando por Autor "RODRIGUES, Frank Menezes"
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Item Formação para a diversidade sexual e de gênero na escola: os docentes estão preparados?(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-16) RODRIGUES, Frank Menezes; FURLIN, MarceloEsta pesquisa aborda as questões de diversidade de gênero e sexualidade na escola, pela perspectiva da formação docente para lidar com essa realidade mais explícita atualmente nas escolas. Nesse sentido, o problema de pesquisa centra-se no seguinte questionamento: de que modo as temáticas sobre gênero e sexualidade estão sendo inseridas na formação de professores para atuação escolar? Para tanto, adotou-se como objetivo geral averiguar como as temáticas relativas a gênero e sexualidade são incorporadas na formação docente para a atuação na escola. Este tema se justifica a partir do crescimento quantitativo de pessoas que assumem não se identificar com o sexo designado no nascimento e sua vivência na escola, o que requer do docente uma nova postura frente às novas realidades interpostas em sua atuação. Adota-se como hipótese de pesquisa: A inclusão de discussões sobre diversidade de gênero e sexualidade na formação docente contribui para a inclusão e o respeito de alunos e alunas LGBTQIAPN+ no âmbito da escola pública. A metodologia é qualitativa e exploratória, a partir dos métodos revisão bibliográfica e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevista de profundidade com docentes em meio virtual com roteiro semiestruturado. Para tratamento dos dados produzidos, adotou-se a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os docentes não possuem formação adequada para lidar com as questões de gênero e sexualidade na escola, por falta da presença desta temática nos cursos de formação inicial e continuada, pela desconsideração destes após a formação e, sobretudo, na escola. Também é evidenciada a ausência de suporte da escola na orientação de docentes sobre como deve ser sua atuação frente aos alunos e a diversidade na escola. Foi possível constatar que os docentes reconhecem que ainda não há embasamento da escola para sua atuação sobre como lidar com a diversidade e a inclusão da temática dos alunos LGBTQIAPN+ na escola. A pesquisa conclui que há necessidade de inserção das questões de gênero e sexualidade nos cursos de formação inicial e continuada para docentes, assim como a escola deve preparara os professores para lidar com as demandas da realidade social que se apresentam na escola.