Navegando por Autor "RODRIGUES, Celene Couto"
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Item Sistema preventivo, educação social e ecologia integral: entrelaces contemporâneos para a educação salesiana(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-02-28) RODRIGUES, Celene Couto; FURLIN, MarceloA Educação é fundamentalmente social, pois faz parte da construção da sociedade e acontece em diferentes contextos - formais e informais, históricos e sociais - por meio de processos de ensino e aprendizagem que propiciam o desenvolvimento do ser humano. Nessa dissertação, temos como proposta contribuir com a construção epistemológica de elementos filosóficos e metodológicos do entrelaçamento entre o Sistema Preventivo de Dom Bosco, a Educação Social e a Ecologia Integral. Nossa hipótese parte do pressuposto de que Preventivo, Social, e Integral são categorias presentes quando se analisam as teorias da educação salesiana. A pergunta que motiva essa pesquisa é: Que elementos do Sistema Preventivo encontramos como referências às possibilidades do desenvolvimento de processos educativos à luz da Ecologia Integral e que contribuem para a Educação Social Salesiana? Para analisar essa correlação, desenvolvemos quatro objetivos, bem claros e definidos, a saber: (I) Compreender o conceito e a relevância da Educação Social como presença no campo da Educação no século XXI; (II) Descrever o Sistema Preventivo proposto por Dom Bosco enquanto filosofia educativa salesiana; (III) Compreender o conceito de Ecologia Integral com perspectivas formativas/educativas da integralidade do ser; (IV) Analisar a Educação Social Salesiana como proposta pedagógica transformadora para o século XXI. O corpus selecionado para este estudo foram os escritos narrativos de Dom Bosco sobre o Sistema Preventivo (1877) e cadernos da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (2016, 2017 e 2018). O que justifica essa escolha é o fato de aprofundarmos aportes conceituais e teóricos da educação salesiana, que sejam pertinentes para o desenvolvimento de princípios filosóficos e metodológicos, tendo em vista, responder às necessidades formativas dos educadores sociais que emergem no contexto da sociedade contemporânea. O arcabouço teórico que sustentou este trabalho foram os estudos sobre: Educação Social de FREIRE (1980), PETRUS (1997) e MULLER (2002 e 2010); sobre Sistema Preventivo em BOSCO (1877 e 1884) e BRAIDO (1993) e os estudos sobre Ecologia Integral de FRANCISCO (2015), BOFF (2004) e MURAD (2016). A metodologia utilizada foi a qualitativa com base bibliográfica (CONNELLY E CLANDININ, 2011). O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. O resultado esperado consiste em uma construção epistemológica que permitirá, futuramente, criar subsídios metodológicos e práticos para a formação de educadores sociais a partir de intencionalidades, princípios filosóficos e teóricos que sejam significativos para o desenvolvimento da práxis educativa na perspectiva salesiana dos educadores sociais e como contribuição para o desenvolvimento das ciências da educação na sua dimensão social.