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Navegando por Autor "RODRIGUES, Airton"

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    As Artes Cênicas como instrumento na formação educacional da criança surda
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-31) RODRIGUES, Airton; ALMEIDA, Danilo Di Manno
    Esta pesquisa propõe discutir a utilização das Artes Cênicas no ambiente escolar, como auxílio didático na formação educacional de crianças surdas, estudantes do quinto ano do ensino fundamental em que haja relações de comunicação entre professores e alunos, estabelecidas por meio das Libras (Língua Brasileira de Sinais), e das expressões corporais como forma de linguagem, objetivando ampliar as possibilidades de compreensão da criança para a aquisição dos conhecimentos propostos inseridos nos conteúdos programáticos. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a “Pesquisa Ação”, elaborada por René Barbier, (2007), que implica de forma direta, o envolvimento do pesquisador com o objeto do estudo. A pesquisa foi realizada na Escola Para Crianças Surdas Rio Branco, localizada na cidade de Cotia – São Paulo e a abordagem foi baseada em estudos de Viola Spolin (1946), sobre Jogos Teatrais na Sala de Aula. A pesquisa apresenta o uso e aplicação de outras linguagens cênicas corporais para possibilitar à criança surda, na escola, por meio da dramatização, uma melhor assimilação na compreensão que se estabelece na relação conteúdo, ensino e aprendizagem.
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    Discorrendo o ABC: corazonando o amor na doutrina de Mestre Irineu
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2025-08-21) ITALIANO, Matheus Pangracio; RODRIGUES, Airton
    Pode a academia, com sua razão instrumental, verdadeiramente compreender o que é o Amor? Este trabalho parte da premissa de que para acessar saberes de tradições não-hegemônicas, são necessários métodos que também desafiem a lógica colonial. A pesquisa se volta para a doutrina de Mestre Irineu, também conhecida como Daime ou Santo Daime, que integra o uso da Ayahuasca, bebida utilizada pelos povos ameríndios, dentro de um contexto religioso e cultural específico. A doutrina foi fundada por Raimundo Irineu Serra, conhecido como Mestre Irineu, no início do séc. XX e caracteriza-se por uma nova tradição religiosa que possui fundamentos cristãos unidos com práticas tradicionais dos povos originários e da cultura popular. Um dos elementos principais são os hinários, uma série de hinos cantados em grupo nos rituais. O hinário "O Cruzeiro" de Mestre Irineu e os hinários de seus companheiros, que formam o corpo doutrinário, são considerados como as escrituras sagradas da Doutrina. O estudo se propõe a responder à pergunta: "o que é o Amor na Doutrina do Mestre Irineu?", uma vez que existem poucas pesquisas no campo das ciências da religião que estudem a doutrina do Mestre Irineu. Ademais, essa investigação é relevante pois apresenta o contexto histórico e sociocultural, além dos elementos de uma nova religião que precisou vencer a resistência cultural para se estabelecer. Para tanto, são utilizado relatos históricos e etnográficos sobre a vida de Mestre Irineu e análises contemporâneas sobre a sua Doutrina. A pesquisa, de natureza qualitativa e documental, emprega o método-sabedoria corazonar, sistematizado por Patricio Guerreiro Arias, em conjunto com a metodologia da cartografia corazonada, conforme as perspectivas de Rolnik (1989) e Faria (2017), para mapear o conceito, estruturando a análise pelos quatro eixos da Chakana Andina (Yachay, Munay, Ruray e Ushay). Estes métodos colocam as sabedorias insurgentes, os conhecimentos de povos e culturas que foram e são marginalizadas, em igualdade aos conhecimentos hegemônicos, que são aqueles impostos pela colonização, buscando apresentá-las a partir de suas próprias perspectivas e contextos. A análise revela que o Amor não é um sentimento único, mas uma complexa arquitetura espiritual. É o próprio saber (Yachay) que dá acesso à Verdade; é o querer (Munay) que edifica a comunidade em oposição ao mundo da "ilusão"; é um método-sabedoria prático (Ruray) que opera através da dialética entre a miração (revelação) e a peia (correção), exigindo disciplina e firmeza; e, finalmente, é o poder-fazer (Ushay) que se materializa na missão de curar a Terra, a vida e a humanidade. O estudo contribui para o debate acadêmico decolonial e para a decolonização de cada sujeito nas esferas do saber, ao demonstrar como as práticas espirituais insurgentes apresentam perspectivas e soluções outras para os desafios individuais e coletivos, como também na esfera da decolonização ser, ao demostrar a possibilidade de o amor ser a força e a estrutura que dá valor para a existência e mantém um horizonte de vida. Em última análise, o estudo sugere futuras pesquisas e aponta que a Doutrina do Mestre Irineu é um movimento cultural que apresenta uma visão de mundo integrada com a natureza, tendo o Amor como força motriz, assim desafiando as dicotomias impostas pela modernidade ocidental e oferecendo outras formas de ser, saber e existir.
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    Do Desencanto à Esperança: narrativas de experiência de inclusão vividas por estudantes de Pedagogia na prática do estágio
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2022-11-17) RODRIGUES, Airton; AZEVEDO, Adriana Barroso de
    As experiências e vivências que são percebidas no decorrer do período de estágio por estudantes da graduação em Pedagogia tem-se demonstrado de extrema complexidade quando se dão no acompanhamento junto aos alunos e alunas denominados deficientes, estes introduzidos na rede pública de ensino no município da Cidade de São Bernardo do Campo - SP, em virtude da legislação federal vigente, Lei 13.146/15, conhecida como “Lei de Inclusão”. O ordenamento jurídico torna compulsório o ingresso desses sujeitos na rede regular de ensino. Tais percepções ocorrem especificamente em relação às dificuldades que as graduandas enfrentam, as quais estão relacionadas à aplicação prática das teorias apresentadas na disciplina de Educação Inclusiva oferecidas na instituição de ensino superior no decorrer do curso, versus a realidade vivida em sala de aula. Considerando a possibilidade de reflexão por parte das alunas da pedagogia a respeito dos processos de estágio junto a alunos deficientes, como problema da pesquisa buscam-se respostas à seguinte pergunta: que percepções emergem das narrativas de alunas de Pedagogia quando refletem sobre seus processos de estágio junto a alunos deficientes, e quais impactos a legislação municipal pode trazer aos alunos de inclusão? A presente pesquisa tem por propósito apresentar e discutir, a partir das narrativas das experiências de alunas em processos de formação na prática do estágio, a gênese das distorções observadas e narradas entre a teoria e a prática, bem como seus consequentes desdobramentos. Dividido em cinco capítulos, a tese inicia com a jornada pessoal do pesquisador, diferencia experiência de vivência; trata da educação inclusiva, seus avanços e seus paradoxos; aprofunda a correlação entre método e metodologia, investiga o estágio na pedagogia e as aporias do ideal na experiência real; conclui com a abertura das experiências proporcionadas por um pensamento da identidade narrativa. Este estudo está fundamentado na abordagem qualitativa de cunho exploratório, na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica a partir das percepções de Ferrarotti (2010) e Josso (2010), implicando de forma direta na investigação e formação de vínculo do pesquisador com as participantes, fator que propiciou a troca de experiências e resultados obtidos. As interpretações das narrativas foram amparadas nos estudos de Paul Ricoeur (2002), Heidegger (2015) dentre outros teóricos hermeneutas, possibilitando uma melhor compreensão das experiências e os reflexos alcançados nos sujeitos inseridos na educação inclusiva. Os resultados apontam a inadequação em relação aos objetivos propostos na legislação não só para os alunos de inclusão como também para as estagiárias em formação. O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
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    Uma análise cristã do filme O Caçador e a Rainha do Gelo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-11) BORGES, Ivan Urso; RODRIGUES, Airton
    O presente trabalho busca investigar e analisar as possibilidades das linguagens religiosas do cristianismo e sua influência nas artes, especificamente o cinema. Trata-se da análise interna do filme O caçador e a rainha do gelo (2016) a partir do método de Manuela Maria Fernandes Penafria. Dessa forma, a proposta é que existem elementos presentes no filme que podem dialogar com o cristianismo. Para isso, utilizamos o método de correlação de Paul Tillich que permite a interação entre áreas diferentes, abrindo caminhos de diálogo bem como verificando a aplicação deste método. No primeiro capítulo, procuramos apresentar aspectos introdutórios como por exemplo conceitos de religião, cultura, cinema e a importância da comunicação através das artes, no caso desse trabalho. Também apresentamos as razões e fundamentos que levaram à escolha do filme, bem como trazemos uma proposta de estrutura que pode auxiliar na compreensão das divisões do tema. Ainda é importante destacar que se trata de um filme de proposta não religiosa, fator que não impede a pesquisa já que muitas áreas podem ser relacionadas à outras, complementando e ajudando no desenvolvimento de outras pesquisas. No segundo capítulo há uma investigação específica do filme analisando imagens, símbolos, diálogos, lugares e outros fatores que podem ser destacados na narrativa fílmica, sempre lembrando do contexto, da época, dos princípios de cada personagem. Uma das ênfases na análise do filme é o tema do amor, sentimento muito amplo atualmente. O enredo fílmico trabalha princípios morais do amor, como por exemplo o amor de casal, de família, amigos etc. Um dos pontos que divide posições no filme é a afirmação do amor e a negação dele, gerando conflitos, guerras e morte. No terceiro capítulo apresentamos a aplicação do método de Tillich, colocando diversos elementos do filme e do cristianismo, isso de uma forma aproximada respeitando os respectivos contextos. Por fim, pretendemos demonstrar que em meio à tantas abordagens possíveis, linguagens religiosas do cristianismo também podem dialogar com o filme.

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