Navegando por Autor "RODRIGUES, Airton"
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Item Do Desencanto à Esperança: narrativas de experiência de inclusão vividas por estudantes de Pedagogia na prática do estágio(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-11-17) RODRIGUES, Airton; AZEVEDO, Adriana Barroso deAs experiências e vivências que são percebidas no decorrer do período de estágio por estudantes da graduação em Pedagogia tem-se demonstrado de extrema complexidade quando se dão no acompanhamento junto aos alunos e alunas denominados deficientes, estes introduzidos na rede pública de ensino no município da Cidade de São Bernardo do Campo - SP, em virtude da legislação federal vigente, Lei 13.146/15, conhecida como “Lei de Inclusão”. O ordenamento jurídico torna compulsório o ingresso desses sujeitos na rede regular de ensino. Tais percepções ocorrem especificamente em relação às dificuldades que as graduandas enfrentam, as quais estão relacionadas à aplicação prática das teorias apresentadas na disciplina de Educação Inclusiva oferecidas na instituição de ensino superior no decorrer do curso, versus a realidade vivida em sala de aula. Considerando a possibilidade de reflexão por parte das alunas da pedagogia a respeito dos processos de estágio junto a alunos deficientes, como problema da pesquisa buscam-se respostas à seguinte pergunta: que percepções emergem das narrativas de alunas de Pedagogia quando refletem sobre seus processos de estágio junto a alunos deficientes, e quais impactos a legislação municipal pode trazer aos alunos de inclusão? A presente pesquisa tem por propósito apresentar e discutir, a partir das narrativas das experiências de alunas em processos de formação na prática do estágio, a gênese das distorções observadas e narradas entre a teoria e a prática, bem como seus consequentes desdobramentos. Dividido em cinco capítulos, a tese inicia com a jornada pessoal do pesquisador, diferencia experiência de vivência; trata da educação inclusiva, seus avanços e seus paradoxos; aprofunda a correlação entre método e metodologia, investiga o estágio na pedagogia e as aporias do ideal na experiência real; conclui com a abertura das experiências proporcionadas por um pensamento da identidade narrativa. Este estudo está fundamentado na abordagem qualitativa de cunho exploratório, na modalidade da pesquisa narrativa desenvolvida por Clandinin e Connelly (2015), na perspectiva autobiográfica a partir das percepções de Ferrarotti (2010) e Josso (2010), implicando de forma direta na investigação e formação de vínculo do pesquisador com as participantes, fator que propiciou a troca de experiências e resultados obtidos. As interpretações das narrativas foram amparadas nos estudos de Paul Ricoeur (2002), Heidegger (2015) dentre outros teóricos hermeneutas, possibilitando uma melhor compreensão das experiências e os reflexos alcançados nos sujeitos inseridos na educação inclusiva. Os resultados apontam a inadequação em relação aos objetivos propostos na legislação não só para os alunos de inclusão como também para as estagiárias em formação. O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Item Uma análise cristã do filme O Caçador e a Rainha do Gelo(Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-11) BORGES, Ivan Urso; RODRIGUES, AirtonO presente trabalho busca investigar e analisar as possibilidades das linguagens religiosas do cristianismo e sua influência nas artes, especificamente o cinema. Trata-se da análise interna do filme O caçador e a rainha do gelo (2016) a partir do método de Manuela Maria Fernandes Penafria. Dessa forma, a proposta é que existem elementos presentes no filme que podem dialogar com o cristianismo. Para isso, utilizamos o método de correlação de Paul Tillich que permite a interação entre áreas diferentes, abrindo caminhos de diálogo bem como verificando a aplicação deste método. No primeiro capítulo, procuramos apresentar aspectos introdutórios como por exemplo conceitos de religião, cultura, cinema e a importância da comunicação através das artes, no caso desse trabalho. Também apresentamos as razões e fundamentos que levaram à escolha do filme, bem como trazemos uma proposta de estrutura que pode auxiliar na compreensão das divisões do tema. Ainda é importante destacar que se trata de um filme de proposta não religiosa, fator que não impede a pesquisa já que muitas áreas podem ser relacionadas à outras, complementando e ajudando no desenvolvimento de outras pesquisas. No segundo capítulo há uma investigação específica do filme analisando imagens, símbolos, diálogos, lugares e outros fatores que podem ser destacados na narrativa fílmica, sempre lembrando do contexto, da época, dos princípios de cada personagem. Uma das ênfases na análise do filme é o tema do amor, sentimento muito amplo atualmente. O enredo fílmico trabalha princípios morais do amor, como por exemplo o amor de casal, de família, amigos etc. Um dos pontos que divide posições no filme é a afirmação do amor e a negação dele, gerando conflitos, guerras e morte. No terceiro capítulo apresentamos a aplicação do método de Tillich, colocando diversos elementos do filme e do cristianismo, isso de uma forma aproximada respeitando os respectivos contextos. Por fim, pretendemos demonstrar que em meio à tantas abordagens possíveis, linguagens religiosas do cristianismo também podem dialogar com o filme.