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Navegando por Autor "RENTSCHLER, Bianca"

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    A medicalização dos problemas de aprendizagem a partir da teoria sócio-histórica
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2022-12-05) RENTSCHLER, Bianca; HASHIZUME, Cristina Miyuki
    Em decorrência de vários fatores sociais, a ciência da saúde, mais especificamente o estudo da neurociência, tem colocado em questão o saber pedagógico, considerando- o insuficiente para explicar os problemas de aprendizagem. Tirando o protagonismo do educador e, muitas vezes, reduzindo os saberes pedagógicos em detrimento dos saberes da medicina. O objetivo geral deste trabalho de pesquisa, é analisar o processo de medicalização dos problemas de aprendizagem, a partir da teoria Histórico-Cultural e das teorias críticas. Para alcançarmos esse objetivo geral, traçamos como objetivos específicos (i) Reconhecer a importância da psicologia Histórico-Cultural no processo de aprendizagem, (ii) Problematizar teorias de base organicistas, com base na psicologia Histórico-Cultural, (iii) Quais as diferenças entre a visão biológica da Medicina hegemônica e a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. O corpus desta pesquisa será composto por revisões literárias de: Moysés e Collares (1996, 1997, 2013), Moysés e Lima (1982), Guarido (2010), Caliman (2006, 2017), Vygotsky (1981, 1982, 1987, 1989, 2007, 2015, 2017), Machado (2007), Cosenza e Guerra (2011), Rotta T e Bridi (2016), Lisboa (2014), Foucault (1995, 2008, 2002), Gaudenzi e Ortega (2012) e Illich (1975). Atualmente, o encaminhamento de alunos com dificuldades na aprendizagem para atendimento médico e psicológico é uma prática comum, em boa parte, feita pelos profissionais da área da educação, que se baseiam em avaliações diagnósticas, entendendo os problemas das crianças como de ordem individual, atribuindo a causa às falhas na atividade neurológica. Osrecursos pedagógicos, a mediação e todo o conhecimento metodológico que os professores possuem estão sendo desconsiderados nesse cenário. A teoria Histórico- Cultural, como alternativa de método, possibilita substituir e superar as ideias patologizantes e biologizantes que determinam o que são problemas de aprendizagem com base em heranças genéticas, atingindo o conceito principal da teoria Histórico-Cultural das múltiplas relações em que o indivíduo está inserido. Os conceitos de mediação, interação, funções psicológicas elementares e superiores apresentados por Vygotsky podem trazer muitas respostas e muitos meios efetivos deintervenção.

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