Navegando por Autor "RAMOS, Jorge Marcos"
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Item Fragmentos das trajetórias de vida de professores de educação física: aproximações da atuação com a pessoa com deficiência(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-07-26) RAMOS, Jorge Marcos; TAVARES, Sérgio Marcus NogueiraA construção do imaginário social tem como pano de fundo a concepção eurocêntrica, na qual o projeto de colonização inseriu em nossa cultura o conceito de inferioridade, em que a exploração, a violência e a submissão reverberam na atualidade. O objetivo dessa pesquisa foi investigar os fragmentos da trajetória de vida dos professores de educação física e a sua possível contribuição para o desenvolvimento das relações e atividades com os alunos com deficiência. O referido estudo foi do tipo qualitativo, utilizou-se da Análise Textual Discursiva para analisar as informações, apoiando-se em procedimentos de cunho fenomenológico-hermenêutico com a finalidade de produzir novas compreensões sobre os fenômenos narrados. Os cursos de Formação dos participantes priorizaram a formação técnica voltada principalmente para o esporte, reforçando aquilo que eles praticavam e que serviu de critério para a escolha do referido curso. É papel da Universidade preparar com qualidade o futuro Professor de Educação Física para o processo de inclusão, afinal, na escola real, o professor tem que lidar com o aluno com deficiência, estando adequadamente equipado e preparado para lhe proporcionar a melhor participação. A falta de formação prática e de informação em relação aos alunos com deficiência foram apontadas pelos participantes como os maiores problemas em relação às possíveis adaptações a serem realizadas na sua aula, pois a busca pelas informações referentes a estes alunos, ocorreu a partir das necessidades vivenciadas pelos próprios profissionais, no dia a dia das suas ações, não se constituindo em proposição direta da Secretaria de Educação, tampouco das Instituições Formadoras, com o objetivo de melhor qualificar o referido profissional para a realização das suas aulas. Diversas são as lacunas que contribuem para atitudes excludentes, os valores defendidos e propagados pela sociedade, a constituição do ambiente escolar como parte desta sociedade, os valores pessoais deste professor que foram forjados por essa sociedade e fortalecidos pelo espaço escolar, o convívio familiar, no qual não ocorre a valorização das diferenças, e o Ensino Superior que muitas vezes reforça as pseudoverdades dos seus alunos. Com base nos relatos dos participantes, foi possível verificar que o contato precoce com a pessoa com deficiência, bem como a valorização e o respeito pelas diferenças influenciou no desenvolvimento das ações para o aluno com deficiência, ainda que o referido curso superior pelo qual os participantes passaram pouco contribuiu para o desenvolvimento das ações relacionadas ao atendimento do aluno com deficiência nas aulas regulares. A partir desse trabalho realizado conclui-se que é necessário pesquisas de cunho multidisciplinar para apresentar um possível retrato das diferentes vozes que constituem o ambiente escolar. Igualmente, é necessária uma reflexão aprofundada sobre o que fazer na escola para que possa tornar algo, se não perfeitamente justo, ao menos equitativo em relação às oportunidades educacionais para as pessoas com deficiência.