Navegando por Autor "QUADROS SOUZA, Renan Marchesini de"
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Item BRASIL, o disco: representação e memória a partir da música extrema e periférica do Ratos De Porão (1981-1989)(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-04-29) QUADROS SOUZA, Renan Marchesini de; SILVA, Herom VargasFormado em 1981, na Vila Piauí, bairro periférico da Zona Norte de São Paulo, o Ratos De Porão (R.D.P.) transitou por diversos subgêneros da música extrema, além de inaugurar o crossover no Brasil. Oriundo do punk rock, o grupo nunca abandou características essenciais do movimento, como a atitude contestadora e as letras vinculadas à realidade social. Enquanto membros das classes trabalhadoras e subalternas, observaram a realidade e a narraram em sua obra de forma peculiar. Este trabalho tem como objetivo investigar como o R.D.P. articula formas de representação de fatos históricos, sociais e de memória por meio de suas músicas, letras e capas de discos. Para tentarmos responder essa pergunta, optamos pela metodologia de pesquisa qualitativa, abordamos o estudo das composições musicais, das letras, de elementos gráfico-visuais de cinco discos, considerando a produção da banda no período de 1983 até 1989. O centro da análise é o disco Brasil (1989) onde podemos verificar representações mnemônicas da capa até as letras, além da definição sonora do crossover. Os referenciais teóricos que sustentam esta investigação são os estudos de música popular na comunicação, os estudos de memória na comunicação, a semiótica da cultura e a noção de representação dos estudos culturais. A investigação realizada permite afirmar que a obra do Ratos De Porão faz relações diretas com a realidade social. Isso significa que a arte do grupo, por meio da música, das letras e das capas de seus discos, constrói sentidos de memória a respeito do Brasil.