Navegando por Autor "PRALON, Eliane Queiroz Cunha"
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Item Formação docente: contribuições das competências socioafetivas para o processo de ensino e aprendizagem(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-11-22) PRALON, Eliane Queiroz Cunha; D'AUREA-TARDELI, DeniseSegundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento governamental aprovado em 22 de dezembro de 2017, o CNE apresenta a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, e destaca a afetividade nas relações e a convivência como peças importantes para a aprendizagem. Na presente pesquisa, fazemos uma análise da importância das competências socioafetivas ainda no período de formação inicial, tendo como objeto de estudo um polo do curso de Pedagogia de um centro universitário, localizado na zona leste da cidade de São Paulo, com a finalidade de respondermos à seguinte questão: os discentes ainda em período de formação conseguem perceber a relevância dos estudos sobre as competências socioafetivas a ponto de identificá-las nas práticas docentes? Nesta pesquisa, apresentamos a hipótese de que as competências socioafetivas trabalhadas ainda no período de formação podem ser reconhecidas pelos discentes, favorecendo uma identificação de sua ausência ou presença, facilitando sua futura prática na função de professor. Neste estudo, apresentamos três objetivos: (i) investigar, por meio da Base Nacional Comum Curricular, informações norteadoras das competências socioafetivas, trazendo consistência para a nossa pesquisa; (ii) identificar em documentos da referida instituição a relevância para a aprendizagem, por intermédio das competências socioafetivas entre discentes e docentes em seu período de formação; e (iii) analisar dados investigados na perspectiva do discente, constatando se ele compreende o grau de importância em trabalhar essas habilidades para o desenvolvimento de suas práticas futuras. O corpus do nosso trabalho será a Base Nacional Comum Curricular no âmbito das competências socioemocionais. O que justifica a nossa pesquisa são os dados apresentados pelo Pisa 2018 com o relato de que um ambiente pouco receptivo afeta consideravelmente o desempenho cognitivo dos estudantes. Nosso arcabouço teórico traz autores problematizadores das questões relacionadas à formação, como Nóvoa (1992), Pimenta (2002), e autores que pensam as questões afetivas dentro do processo da aprendizagem, como Moreno e Sastre (2003), e Goleman (1995). O método utilizado é o hipotético dedutivo explicativo e experimental. Os resultados alcançados confirmam a nossa hipótese e, a partir dela, evidenciam que o uso da competência socioafetiva com os alunos que participaram da pesquisa: (i) identificaram a ausência de algumas competências, e presença de outras; (ii) ao longo do curso, houve um estímulo promovido pela instituição solicitado no PPC; e (iii) houve o desenvolvimento de tais habilidades não existentes durante o processo. Dessa forma, evidenciamos que as competências socioafetivas constituem uma ferramenta de suma importância no período de formação do discente para o exercício de uma docência em sua integralidade.