Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PESSA, Bruno Ravanelli"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Jornalismo literário no novo ensino médio: oficina pedagógica para o Projeto de Vida
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-24) PESSA, Bruno Ravanelli; PASSOS, Mateus Yuri Ribeiro da Silva
    A tese prepara o terreno teórico e mergulha na criação e realização de uma oficina pedagógica que se valeu da leitura de narrativas de jornalismo literário e o exercício da escrita livre, com três turmas de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em São Bernardo do Campo (SP), em maio e junho de 2022. O principal objetivo da atividade prática foi estimular o envolvimento dos jovens na abordagem das dimensões pessoal e social do Projeto de Vida, pilar fundamental do Novo Ensino Médio, implantado nacionalmente no início dos anos 2020. Para atingir essa finalidade, o pesquisador desenvolveu um modelo inédito de oficina, aplicada três vezes de maneira experimental. O trabalho expõe conexões entre os campos da comunicação e da educação e aprofunda os recortes comunicacional (o jornalismo literário) e educacional (o Ensino Médio hoje) onde a pesquisa se situa. Estabelece um panorama do multifacetado cenário construído em torno do que se entende por jornalismo literário, assim como apresenta, discute e tensiona limites e promessas não cumpridas pela reforma do Ensino Médio desde a Base Nacional Comum Curricular vigente. Relata sobre a formatação do roteiro das oficinas, bem como o encadeamento das etapas e as reportagens selecionadas para leitura e discussão. Descreve a submissão ao Comitê de Ética, os acordos com a instituição de ensino coparticipante e, obviamente, os acontecimentos e percepções em todos os encontros com os oficineiros. Realiza um balanço das atividades, levando em conta observações, feedback dos participantes mediante respostas em questionário e conquistas, limitações e prováveis consequências caso determinadas circunstâncias fossem outras. Na conclusão, elenca possibilidades para novas experiências em direções similares.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão