Navegando por Autor "PESSA, Bruno Ravanelli"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Jornalismo literário no novo ensino médio: oficina pedagógica para o Projeto de Vida(Universidade Metodista de São Paulo, 2023-03-24) PESSA, Bruno Ravanelli; PASSOS, Mateus Yuri Ribeiro da SilvaA tese prepara o terreno teórico e mergulha na criação e realização de uma oficina pedagógica que se valeu da leitura de narrativas de jornalismo literário e o exercício da escrita livre, com três turmas de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em São Bernardo do Campo (SP), em maio e junho de 2022. O principal objetivo da atividade prática foi estimular o envolvimento dos jovens na abordagem das dimensões pessoal e social do Projeto de Vida, pilar fundamental do Novo Ensino Médio, implantado nacionalmente no início dos anos 2020. Para atingir essa finalidade, o pesquisador desenvolveu um modelo inédito de oficina, aplicada três vezes de maneira experimental. O trabalho expõe conexões entre os campos da comunicação e da educação e aprofunda os recortes comunicacional (o jornalismo literário) e educacional (o Ensino Médio hoje) onde a pesquisa se situa. Estabelece um panorama do multifacetado cenário construído em torno do que se entende por jornalismo literário, assim como apresenta, discute e tensiona limites e promessas não cumpridas pela reforma do Ensino Médio desde a Base Nacional Comum Curricular vigente. Relata sobre a formatação do roteiro das oficinas, bem como o encadeamento das etapas e as reportagens selecionadas para leitura e discussão. Descreve a submissão ao Comitê de Ética, os acordos com a instituição de ensino coparticipante e, obviamente, os acontecimentos e percepções em todos os encontros com os oficineiros. Realiza um balanço das atividades, levando em conta observações, feedback dos participantes mediante respostas em questionário e conquistas, limitações e prováveis consequências caso determinadas circunstâncias fossem outras. Na conclusão, elenca possibilidades para novas experiências em direções similares.