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Navegando por Autor "OLIVEIRA, William Machado de"

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    O perfil profissional de egressos do curso de psicologia da Universidade Metodista de São Paulo (2013-2015): avanços e fragilidades na formação de psicólogos
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-07-24) OLIVEIRA, William Machado de; PRAUN, Lucieneida Dováo; MACAMBIRA, Magno Oliveira
    O dia a dia do mercado de trabalho apresenta ao profissional Psicólogo, e principalmente ao recém-formado, situações complexas que o levam a confrontar os conhecimentos, as competências e habilidades desenvolvidas durante o curso de graduação com as requeridas no exercício profissional. Além disso, a qualidade da formação tem por objetivo, conforme legislação vigente, contribuir para o desenvolvimento estrutural, social e econômico do país. Com base neste contexto o objetivo deste estudo verificou por meio de pesquisa de campo de tipo exploratória, o perfil profissional de egressos do curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Diante da percepção dos egressos do período entre 2013 a 2015, verificou-se a correlação entre formação profissional oferecida, ao longo da graduação com base no Programa Pedagógico do Curso de Psicologia (PPC/2008) e a repercussão deste na inserção do profissional no mercado de trabalho. A coleta dos dados foi realizada por meio de convite via e-mail à 311 egressos e operacionalizado via plataforma virtual (Google Forms), dos quais, obteve-se 31 respostas válidas. A escolha dos entrevistados, considerando a amostra estabelecida, obedeceu ao critério de amostragem por acessibilidade e os dados foram analisados a partir de estratégias de análise de natureza quantitativa. O instrumento de pesquisa foi construído para este estudo e formado por questões que visavam caracterizar os participantes, investigar sua percepção sobre sua formação acadêmica e sua inserção profissional e levantar suas percepções quanto à importância e ao domínio de competências profissionais. As respostas foram analisadas por estatísticas descritivas e de tendência central. Os resultados sinalizaram um domínio positivo de competências e habilidades profissionais de viés clinico, porém competências e habilidades relativas aos processos psicológicos grupais e organizacionais apresentam fragilidades e necessidade de serem potencializadas. Apesar de o curso oferecer ao egresso a possibilidade de atuar em outras áreas da Psicologia, conclui-se que em sua totalidade, os egressos participantes do estudo são predominantemente jovens de 20 a 30 anos, de gênero feminino, que andam na contramão da valorização monetária por gênero ganhando mais que os homens na maioria das faixas de remuneração e atuam direta e indiretamente na área clínica. Apesar de a pesquisa apresentar pontos que merecem reflexão na estruturação da formação do curso, cerca de 87,1% dos egressos apontam que o curso atendeu suas expectativas.

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