Navegando por Autor "OLIVEIRA, Simone Aparecida Possarli"
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Item Caminhos para formação e atuação docente: um estudo sobre estudantes concluintes e egressos de um curso de pedagogia EaD(Universidade Metodista de São Paulo, 2018-04-24) OLIVEIRA, Simone Aparecida Possarli; AZEVEDO, Adriana Barroso deO tema central deste estudo é a reflexão sobre a prática pedagógica de alunos concluintes e egressos de um curso de Pedagogia na educação a distância (EaD) que traz como problema de pesquisa “Quais percepções emergem sobre a prática docente quando se reflete sobre a trajetória formativa permeada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação em seus processos de ensino-aprendizagem?”. A pesquisa aqui conduzida tem como objetivo geral identificar, a partir das narrativas dos alunos, se o fato de o Pedagogo ser formado na modalidade a distância, fez desse professor um usuário das tecnologias. Em relação aos objetivos específicos, tendo por base as experiências narradas, objetiva-se analisar as relações possíveis entre educação e tecnologias e seus desdobramentos na prática pedagógica, contextualizar a educação a distância no cenário de intensa presença de TDIC na sociedade, identificar quais práticas com Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) o egresso desenvolve com o uso das TDIC e evidenciar se a tecnologia, como elemento mediador durante sua formação docente, garante o uso desta ferramenta em seu fazer pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho investigativo elaborada na modalidade narrativa e autobiográfica e amparada na abordagem hermenêutico-fenomenológica para a interpretação das narrativas, a partir das experiências vividas e contadas. Este estudo apoia-se tanto na pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly (2015) e Josso (2010), quanto nos princípios teóricos da abordagem biográfica de Delory-Momberger (2012), Passeggi (2011), Azevedo (2015). Para a interpretação das narrativas foi utilizada a abordagem hermenêutico-fenomenológica a partir dos estudos de Maximina Freire (2010, 2012). O quadro teórico apresenta ainda discussões referentes ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação a partir das provocações dos autores: Kensky (2004, 2005, 2010), Moran (1999, 2000, 2004, 2009). Pretto et al. (2012) e Demo (2009, 2011) legitimam os aspectos da formação docente. O material de análise foi constituído de fontes autobiográficas produzido por estudantes concluintes e egressos, com base em narrativas sobre a trajetória formativa e a prática docente. A partir dessas narrativas emergiram temas que ao serem interpretados possibilitaram reflexões a respeito do uso consciente e crítico das tecnologias digitais da informação e comunicação em seu fazer pedagógico e em sua formação continuada.