Navegando por Autor "OLIVEIRA, Samuel Rocha de"
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Item O processo educacional da cultura indígena Ticuna na região do Alto Solimões(Universidade Metodista de São Paulo, 2012-08-22) OLIVEIRA, Samuel Rocha de; DEMARTINI, Zeila de Brito FabriEsse trabalho busca analisar o sistema educacional na tribo Ticuna, localizada na região do Alto Solimões, estado do Amazonas, onde estou há 21 anos em contato permanente com os índios Ticuna. Com o passar dos anos tenho observado que a cada dia, e de forma mais intensa, a manutenção de sua cultura vem sofrendo com o processo de influência da cultura não índia. Nesse trabalho realiza-se um levantamento histórico referente à possível existência de duas correntes educacionais entre os professores Ticuna. Uma considera importante um ensino bilíngue, o estudo dos mitos e costumes para preservação da cultura; a outra acredita que é inócuo estudar os mitos e outros aspectos culturais, que podem ser apreendidos no dia a dia, defendem que os índios precisam de uma educação igual a dos não indígenas, para competir no mercado em condições de igualdade. Inicialmente propõe-se uma busca histórica sobre o processo educacional relacionado à cultura Ticuna fora da escola, procurando verificar as relações entre o que é transmitido pela escola e o que se evidencia no cotidiano Ticuna. Em seguida, realiza-se uma análise de como se processa a educação implantada no meio Ticuna sob o título “Educação Indígena”. Destacam-se os fatores que influenciaram a fundação da escola, sua localização e aspectos relacionados ao meio físico, econômico, social e cultural, bem como, o ambiente humano e de aprendizagem, dados esses que subsidiam o objetivo proposto para este trabalho. Procura-se verificar se a educação desenvolvida na escola indígena cumpre o papel de estar constantemente buscando alternativas para uma educação que seja apropriada à sobrevivência da cultura Ticuna, uma educação adequada à realidade cultural. A pesquisa baseia-se em levantamento de dados através de documentos, como também em entrevistas com lideranças, professores e idosos da Tribo Ticuna; também na observação direta, com anotações feitas em caderno de campo. O processo de assimilação e influência da cultura não índia predomina na região do Alto Solimões e tem “esmagado” a cultura Ticuna, fazendo com que muitos já não queiram mais pescar, caçar ou viver como produtores ou coletores. É necessário buscar alternativas educacionais para a escola indígena Ticuna, em uma educação que seja apropriada para a sobrevivência de sua cultura e ao mesmo tempo minimize o preconceito enfrentado por esse povo. As lideranças e professores Ticuna esperam que a escola ajude na preservação e valorização de sua cultura. O prejuízo causado à educação cultural dos índios Ticuna é grande, a maioria dos jovens e crianças não são conhecedores dos significados dos rituais religiosos, mitos, lendas e crenças. Muitas vezes sabem até realizar o ritual, mas parece mais uma imitação de gestos, que se desvincula do seu real sentido. Espera-se que ao final dessa pesquisa sejamos capazes de utilizar o material desenvolvido para reflexão e que ela talvez possa servir como ponto de partida para os professores Ticuna na elaboração de diretrizes e desenvolvimento de um novo paradigma educacional que valorize mais a cultura.Item Processo educacional e cultural dos Índios Ticuna: estudo do impacto sociopolítico causado pela Tríplice Fronteira - Brasil, Colômbia e Peru(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-08-05) OLIVEIRA, Samuel Rocha de; COELHO, Patrícia Margarida FariasO tema escolhido para esta pesquisa é o Processo Educacional e Cultural dos Índios Ticuna: estudo do impacto sociopolítico causado pela tríplice fronteira – Brasil, Colômbia e Peru. A pesquisa procura identificar como o impacto sociopolítico, ocasionado pela diversidade cultural e vivenciado pela comunidade escolar na tríplice fronteira, na região do Alto Rio Solimões, influencia nas ações e procedimentos educacionais e culturais dos índios Ticuna. Parte-se da hipótese de que, nos últimos anos, ocorreram mudanças significativas na educação indígena nas aldeias Ticuna, na região da tríplice fronteira, de modo que os indígenas convivem, atualmente, com o que sobreviveu de sua cultura, em uma luta incessante dos Ticuna, por meio da escola, para manter vivo em suas memórias e práticas cotidianas o legado cultural que ainda existente. Para tanto, propôs-se três objetivos, a saber: (i) abordar a importância do contexto histórico da região do Alto Rio Solimões para a formação e educação cultural indígena; (ii) identificar como o impacto sociopolítico vivenciado pelas comunidades indígenas na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru, na região do Alto Rio Solimões, influencia no processo educacional dos Ticuna; e (iii) analisar se a política educacional indígena, tal como é manifestada, contribui para o repasse cultural Ticuna. O corpus selecionado para este estudo é o impacto causado à educação escolar indígena Ticuna pela tríplice fronteira na região do Alto Rio Solimões ao longo dos anos. O que justifica esta pesquisa é a necessidade de apresentar como os Ticuna incorporam e assimilam aspectos multiculturais existentes na fronteira para poderem garantir a continuidade da vida cotidiana nas aldeias por meio de um intenso sistema de trocas com os não índios. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são as pesquisas antropológicas na área das ciências humanas realizadas por Castro (2002), Martins (2009), Nimuendajú (1977) e Oliveira Filho (1988) e as pesquisas relacionadas à educação escolar indígena, conforme Luciano (2006), Melià (1979), Monte (2000) e Oliveira (2012), entre outros autores que compõem o escopo deste estudo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, amparada no pensamento de Gil (2002), e documental, conforme Guba e Lincoln (1981). A pesquisa documental também auxilia na ratificação, validação ou complementação das informações obtidas por outras técnicas de coleta de dados. Após o desenvolvimento da pesquisa, entende-se que as facilidades do mundo ocidental são tentadoras para os Ticuna, mas os elementos culturais que fazem parte da sua tradição oral podem ser reforçados na prática pedagógica, por meio da educação escolar indígena. Este trabalho possibilitou reflexões que auxiliam na compreensão de que a preservação da cultura do povo Ticuna, nos dias atuais, passa pela escola, e, neste sentido, poderá auxiliar na busca de caminhos que permitam ao mesmo tempo uma abertura natural às facilidades proporcionadas pela diversidade da fronteira e a manutenção da cultura Ticuna. Espera-se que o material aqui desenvolvido possa servir como possível fonte de pesquisa e auxílio para os professores indígenas e não indígenas no desenvolvimento de suas práticas educacionais.