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Navegando por Autor "OLIVEIRA, Rafael de Souza"

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    Para salvar a nação: uma teorização sobre educação, saúde e religião na assembleia constituinte de 1934
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-11) OLIVEIRA, Rafael de Souza; FISCHMANN, Roseli; FURLIN, Marcelo
    Este trabalho objetiva apresentar uma teoria substantiva sobre a relação entre educação, religião e saúde na Constituinte de 1934, visando contribuir com outras iniciativas na busca por caminhos que auxiliem a efetiva concretização das políticas públicas da promoção da saúde nas escolas brasileiras. Para tal, adota o método qualitativo de pesquisa denominado Grounded Theory, que utiliza um conjunto de procedimentos para desenvolver indutivamente uma teoria enraizada em dados sistematicamente coletados e analisados. O método orientou a coleta de dados a partir dos anais da referida Constituinte, assim como o processo de codificação e análise. O software ATLAS.ti® foi utilizado como ferramenta facilitadora do processo de codificação, escrita de memorandos e esquematização de diagramas. Três macrocategorias emergiram ao longo do processo de análise dos dados: Aperfeiçoamento Racial, Higienização da Nação e Defesa do Ensino Religioso. Em um nível abstrato superior, como categoria central, obteve-se a categoria Para Salvar a Nação. A pesquisa revela o eugenismo como o eixo aglutinador da tríade proposta. O atraso econômico é visto como resultado da ineficiência do brasileiro. Tal problema poderia ser superado, sob a égide eugênica, resolvendo-se dois grandes problemas nacionais: saúde e educação. Nesse sentido, a eugenia, como incumbência do Estado, seria a base científica norteadora das políticas públicas nessas duas áreas, alicerçada, por um lado, pelo higienismo, como um importante axioma de pensamento em saúde, e, por outro lado, pela enorme legitimidade e inserção do discurso religioso na população. O papel da religião católica, de forma institucional e pela influência cultural, será decisivo para a conformação do movimento eugênico nos moldes que se viu no Brasil. Nesse contexto, a educação apresenta-se como uma via privilegiada para a concretização dos ideais eugênicos.
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    Saúde e escola: um estudo do cotidiano
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2013-09-19) OLIVEIRA, Rafael de Souza; ALVES, Maria Leila
    A busca por melhores condições de vida da população passa pela escola, uma vez que ela desempenha um papel fundamental na Promoção da Saúde. Nesse sentido, a saúde em sua concepção integral foi o eixo desse trabalho, que buscou acessar a realidade social concreta do cotidiano da escola a fim de explorar o campo, buscando verificar os entraves para o atraso em desenvolvimento humano verificado em um país tão rico. A fim de alcançar esse objetivo lancei mão do estudo do cotidiano articulando as condições objetivas e as representações dos professores em torno das questões da Saúde na escola. O estudo histórico-crítico conduzido forneceu elementos para a reflexão realizada, mostrando que algumas representações de um determinado grupo de docentes estão alicerçadas em raízes antigas, que se assentam no movimento higienista do século XIX. Este encontrou na escola o campo ideal de doutrinação de seus ideais. Essas raízes sustentam o paradigma biomédico hegemônico na atualidade. O estudo empírico, realizado em uma escola estadual do município de Ribeirão Pires, revelou um cotidiano fragmentado, homogeneizado e hierarquizado. Fatores de oposição à cotidianidade também foram identificados e podem sinalizar mudanças posteriores em atividades superiores, como a legislação educacional. Esse estudo permite, assim, que políticas públicas possam ser elaboradas a partir da realidade do campo, pois é do cotidiano (atividades cotidianas) que surgem as grandes decisões e os instantes dramáticos de decisão e ação (atividades superiores).

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