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Navegando por Autor "OLIVEIRA, Fábio Eloi de"

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    Nike, futebol e propaganda: a produção publicitária no Brasil em tempo de Copa do Mundo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-05-15) OLIVEIRA, Fábio Eloi de; KÜNSCH, Dimas A.
    O presente trabalho tem como tema central de estudo a comunicação publicitária da Nike no Brasil em período de Copa do Mundo e, como objeto, os comerciais produzidos para os campeonatos mundiais compreendidos entre os anos de 2006 e 2018, um período em que a comunicação da Nike se caracteriza pela utilização, para os seus objetivos específicos, de elementos do que a própria Nike e o brasileiro comum imaginam como cultura nacional. O objetivo geral é compreender de que forma esses elementos culturais atuam para gerar a ideia de pertencimento e de identificação do espectador com a Seleção Brasileira e, por consequência, com a patrocinadora. Sob o ponto de vista metodológico, nos orientamos pela Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson), que no caso desta tese incorpora a Análise Discursiva das peças publicitárias produzidas pela Nike no período estudado. A tese insere-se também no âmbito das preocupações teóricas e epistemológicas do grupo de pesquisa Da Compreensão como Método, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). O estudo de referenciais teóricos será ainda apoiado em pesquisa documental e no método descritivo-narrativo, aplicado sobretudo à apresentação das peças publicitárias que compõem o corpus da pesquisa. Com este trabalho, pretende-se auxiliar na compreensão de como empresas globais geram identificações culturais em diferentes partes do planeta, em um processo de glocalização a partir da comunicação.

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