Navegando por Autor "NETTO-SILVA, Carla Tereza"
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Item Construção de escala de competências socioemocionais no contexto do trabalho(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-19) NETTO-SILVA, Carla Tereza; MARTINS, Maria do Carmo FernandesO principal objetivo deste estudo foi construir e analisar evidências de validade psicométrica da Escala de Competências Socioemocionais no contexto do trabalho (CSE-Lab). As competências socioemocionais (CSE’s) ganharam relevância considerável como fatores-chave no desempenho acadêmico e profissional, por serem componentes básicos para o desenvolvimento de novas competências, visto que o processo de educação formal não assegura o alto desempenho e o avanço profissional. Além disso, há muitas instabilidades e imprevisibilidades no mundo do trabalho, o que demanda dos profissionais um bom gerenciamento de suas emoções. As CSE’s podem auxiliar o trabalhador a atuar em ambientes hostis e com baixo suporte social, além de estarem associadas ao bem-estar e à saúde mental no trabalho. Para atender o objetivo, primeiramente foi definido o modelo teórico das CSE’s a partir da revisão teórica. Posteriormente foram conduzidos grupos focais com profissionais de eixos de carreira diversos para, orientados pela teoria, obter suporte à construção dos itens do instrumento, identificando os comportamentos latentes e as demandas socioemocionais dos trabalhadores. A validade psicométrica da escala CSE-Lab foi avaliada com uma amostra composta por 450 profissionais que atuam em eixos de carreira diversos, 56% de empregados em regime CLT, a maioria da região sudeste do país (89%), com predominância do sexo feminino (72%), casados (71%), cujas idades variaram entre 18 e 78 anos (M= 44,4; DP =11,71), 88% com, no mínimo, graduação completa em áreas diversas. As respostas foram submetidas a análises fatoriais exploratórias e confirmatórias. Os resultados desta amostra indicaram que 27 itens dos 43 inicialmente construídos não foram correlacionados ao modelo teórico, os quais foram excluídos, gerando uma versão final de 16 itens, com cargas fatoriais maiores que 0,40, reunidos em um só fator com alfa de Cronbach de 0,81 e índice de fidedignidade composta de 0,99. O estudo confirma a estrutura unifatorial das CSEs e tem como principal contribuição ter disponibilizado uma escala para avaliação das CSE’s no contexto do trabalho, que poderá servir como base para autoavaliação ou ainda para a elaboração de programas de educação corporativa, iniciativas e práticas para contribuição do desenvolvimento das CSE’s no ambiente organizacional. O instrumento tem relevância para condução de futuras pesquisas científicas que poderão identificar o valor preditivo das CSE’s em outras variáveis com relação a práticas organizacionais e ao desenvolvimento profissional dos trabalhadores.