Navegando por Autor "MOURA, Suzana Cristina Andrade"
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Item O novo ensino médio de 2017: avanços e retrocessos na educação básica e as pesquisas sobre esse nível de ensino(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-21) MOURA, Suzana Cristina Andrade; COELHO, Patrícia Margarida FariasO ensino médio é um dos níveis de ensino que compõem a educação básica e obrigatória brasileira. Tendo em vista a importância desse nível de ensino, justifica-se a razão de ser um assunto discutido, com objetivos diversos, tais como: didáticas diferenciadas, aprendizagem, metodologias, legislação e mudanças nas políticas públicas. Esse último é o tema desta pesquisa, que tem como objetivo geral investigar a reforma nacional do ensino médio de 2017, sendo quatro os objetivos específicos, a saber: (i) expor a trajetória educacional brasileira e os dados acerca do ensino médio no século XXI; (ii) examinar o contexto histórico e político da promulgação da Lei n.º 13.415/2017 e as mudanças no ensino médio brasileiro; (iii) comparar os dados de pesquisas realizadas entre os anos de 2011 e 2016 sobre o ensino médio brasileiro e as alterações da nova legislação; (iv) discutir sobre as modificações definidas para o ensino médio em 2017 e se possuem relação com os resultados das pesquisas apresentadas. A análise será pautada na legislação, em artigos e pesquisas sobre o ensino médio a fim de realizar um comparativo entre os resultados científicos e a nova legislação. O problema de pesquisa é: o que muda, no ensino médio, com a promulgação da Lei nº 13.415/2017, e se há relação entre as alterações e as pesquisas sobre a temática. Neste estudo, tem-se como hipótese o fato de que a elaboração da lei supracitada não considerou os resultados de pesquisas científicas educacionais realizadas nos anos que a antecederam, desconsiderando levantamentos pautados em diferentes realidades do território nacional. A abordagem desta tese visa comparar alteração na legislação e resultado de pesquisas científicas. O fato de essa ser uma alteração recente, com impactos em todos os níveis de ensino, justifica-se a importância de discutir e abordar esta temática e discutir sobre o uso de resultados de pesquisas no desenvolvimento das políticas públicas, tendo em vista que eles são materiais com diversidade de proposituras de soluções e conhecimentos que consideram a realidade brasileira. O arcabouço teórico que sustentará este trabalho são os estudos que tratam sobre o a reforma do ensino médio de Araújo (2018), Barbosa (2019) e Ferreti (2018); os que discutem políticas públicas educacionais de Charlot (2005), Krawczyk (2011, 2017) e Secchi (2017); e autores que abordam a história da educação brasileira, como Paro (2001), Frigotto (2016) e Gonçalves (2012). A metodologia a ser adotada nesta tese será bibliográfica, documental e exploratória (GIL, 2002). Espera-se, com esta pesquisa, (i) apresentar as reformas ocorridas no ensino médio brasileiro desde o período republicano; (ii) contribuir na discussão sobre a reforma do ensino médio; (iii) discutir acerca do uso do resultado de pesquisas na elaboração de políticas públicas educacionais. Os resultados alcançados apontam que a alteração do ensino médio de 2017 desconsiderou dados de pesquisas educacionais e discussões ocorridas por profissionais da educação em diferentes fóruns e congressos.