Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MORAIS JUNIOR, Vicente de Paulo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    De uma crise a outra, de um darwinismo a outro: a implantação da progressão continuada no estado de São Paulo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2015-09-29) MORAIS JUNIOR, Vicente de Paulo; FISCHMANN, Roseli
    O presente trabalho investiga a implantação do regime de progressão continuada nas escolas públicas do estado de São Paulo em 1998, de modo que tem como eixo de pesquisa e reflexões a política pública progressão continuada e seu processo de implantação e implementação. Houve o uso de duas linhas de pesquisa: pesquisa bibliográfica e pesquisa e análise do discurso oficial, não somente aquele que implanta o regime citado, mas também a gradação das leis e suas características. O suporte central de pesquisa apoia-se em duas consagradas obras: “A estrutura das revoluções científicas” e “A origem das espécies”, de Thomas Kuhn e Charles Darwin, respectivamente. As obras citadas farão jus ao título desse trabalho, a qual utiliza das discussões propostas por Kuhn sobre ‘crise’, tendo esta como uma das linhas mestras para analisar os períodos pré e pós implantação do regime combinado ao darwinismo, que aqui se denomina darwinismo pedagógico. Para estabelecer uma conexão entre o objeto central de pesquisa e as obras acima citadas, houve a necessidade de pesquisar e discutir temáticas diretamente relacionadas, como ‘um rio e seus afluentes’. Os ‘afluentes’ pesquisados e discutidos foram: pedagogia e ciência, regime de seriação, darwinismo, metáfora, políticas públicas, gradação das leis, identidade, resistência e desistência. Os ‘afluentes’ não ficaram restritos a pesquisa bibliográfica, houve a necessidade de também no discurso oficial realizar esta linha metodológica. A pesquisa revelou que a partir das contribuições de Kuhn, a implantação do regime de progressão continuada nas escolas públicas do estado de São Paulo apenas fez com que a educação no estado saísse de uma crise e entrasse em outra. Além disso, revelou também que o darwinismo pedagógico que imperava no regime de seriação, muda de face no regime de progressão continuada, porém continua ativo, agora afetando diretamente os docentes, que resistem ativamente ou em oposição, ou desistem, seja de forma anunciada ou velada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Vinte anos à deriva: neoliberalismo, darwinismo pedagógico e políticas públicas nas escolas da rede pública paulista (1998-2018)
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-10-09) MORAIS JUNIOR, Vicente de Paulo; ANDRÉ, Claudio Fernando
    Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre os índices e resultados educacionais da rede pública paulista entre os anos de 1998 a 2018 com base no IDEB e Prova Brasil/SAEB, bem como no IDESP e SARESP, respectivamente em âmbitos nacional e estadual. O que justifica esta investigação é a constatação de que existe um conjunto significativo de pesquisas e publicações realizadas, porém há uma quantidade ínfima de análises e discussões que enveredam pelas entrelinhas desses índices e resultados educacionais, discutindo não apenas tais ilações, mas também o pano de fundo desse cenário. O que motiva a realização desta pesquisa é, numa primeira perspectiva, a combinação da vivência profissional, a qual ao longo de quinze anos proporcionou a possibilidade de conviver apenas como executor na produção de índices e resultados educacionais na escola e, numa segunda prospecção, a vivência acadêmica que oportunizou meios para, de fato, investigar essas entrelinhas e o pano de fundo daqueles mesmos dados e números. Além disso, pretende-se ainda, desenhar um novo cenário sob diferentes ângulos e perspectivas podendo assim contribuir para novas pesquisas. A presente investigação busca responder a seguinte questão problematizadora: O que as entrelinhas dos índices e resultados educacionais, tanto federal quanto estadual, podem nos revelar? Quais os fatores que influenciam e influenciaram estes dados e números? Considera-se a premissa de que a rede pública paulista, a partir de índices e resultados educacionais, está vinte anos à deriva. Optamos pela metodologia de pesquisa científica de natureza qualitativa, trilhando uma abordagem com foco na dissociação e remontagem combinada a pesquisa documental com base em índices e resultados educacionais. A revisão de estudos anteriores relacionados ao tema proposto teve foco delimitando o período entre 1998 a 2018, contemplando livros, artigos científicos, teses e dissertações, considerando pesquisas disponíveis nas seguintes bases online: a) Banco de Teses e Dissertações da CAPES e b) Google Scholar. Também foram considerados para a revisão de estudos anteriores, os artigos disponíveis na Scientific Electronic Library Online – SciELO. Os instrumentos de coleta de dados foram boletins divulgados pelo MEC, INEP e SE/SP. Os referenciais teóricos que sustentam esta investigação são os conceitos de neoliberalismo com base em um conjunto de obras de Pablo Gentili, conceitos de Darwinismo tendo como principal aporte Nélio Bizzo e políticas públicas com base em publicações do próprio autor desta pesquisa. Além disso, a análise dos índices e resultados educacionais têm como principais aportes Bernadete Gatti e Alfonso Trujillo. O mar e seus encantos irão poetizar as discussões. Os resultados obtidos até o momento, alcançaram o objetivo geral revelando que a rede pública paulista apresenta um conjunto de dados e informações relacionados aos índices e resultados educacionais, porém o pano de fundo proporciona uma determinada categoria de cegueira. Ao enveredarmos pelas entrelinhas desses dados e números, constata-se que a rede pública paulista vive e apresenta um simulacro na educação, sendo o mesmo diretamente influenciado por um pano de fundo composto por: neoliberalismo, darwinismo pedagógico e por um “assustador” movimento das políticas públicas. O produto deste movimento foi a constatação que a rede pública paulista está vinte anos à deriva.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão