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Navegando por Autor "MOCHETTI, Vanessa Bianchi"

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    Direitos humanos na matriz curricular do curso de direito da Universidade Metodista de São Paulo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2019-06-06) MOCHETTI, Vanessa Bianchi; TAVARES, Sérgio Marcus Nogueira
    O presente trabalho tem como objetivo o estudo e a reflexão sobre a abrangência e contribuição da disciplina Direitos Humanos (DH) para a formação dos alunos do curso de Direito. A inclusão do tema DH no ensino das Instituições de Ensino Superior (IES) ocorre em alguns casos como matéria obrigatória, podendo resultar na formação humanista do educando e contribuir para a formação de profissionais mais autônomos, responsáveis, éticos. E, assim, habilitados para participar da construção social como protagonistas de suas próprias histórias. A História nos mostra com propriedade a luta dos indivíduuos inicialmente para seu reconhecimento, depois para a sua preservação com sua ampliação numérica pela passagem do tempo, alcançando hoje direitos inimagináveis há seculos atrás. Atualmente, o papel dessa área do direito na sociedade se mostra muito importante na medida em que encontramos diuturnamente movimentação entre povos, imigrações, êxodos de uma população pressionada pelas atitudes bárbaras praticadas por ditadores em seus países de origem, através de um movimento destacado pela imprensa internacional, tal como o êxodo dos refugiados que tem invadido os países mais desenvolvidos da Europa. A educação como forma de intervenção no mundo, não pode deixar ao largo os Direitos Humanos. Como método, como instrumento de coleta de dados foram utilizadas a observação, análise documental e pesquisa. Como embasamentos foram utilizados os autores em questão, a saber: BOBBIO (2004), BONAVIDES (2004), FERREIRA (1999), FREIRE (1997, 2015) PIOVESAN (2003), LYNN (2009) entre outros. A pesquisa realizada apontou ainda que, sem esta formação específica, o profissional não poderá auxiliar ou assessorar indivíduos em sofrimento pela lesão de seus direitos mais íntimos, os DH e, sem a sensibilidade necessária para a defesa dos DH nem o acadêmico, nem o profissional formado poderão ajudar na conquista destes direitos frustrando sua formação e seus objetivos no seio da sociedade.

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