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Navegando por Autor "MATTA, Eduardo Nadaleto da"

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    Engenharia, docência e discência: narrativas sobre avaliação
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-04-05) MATTA, Eduardo Nadaleto da; FURLIN, Marcelo
    O professor do século XXI não é mais aquele que ensina, é um profissional que deve estar em constante busca por recursos para intermediar o aprendizado e despertar o interesse de seus alunos. A educação do século XXI não é similar à do século passado devido às mudanças culturais pelas quais o mundo passou, estando dedicada à aprendizagem e não ao ensino. Notadamente, a pedagogia adotada nos cursos de Engenharia está inadequada à aprendizagem dos educandos. A partir dessas considerações, o problema desta investigação é: “Considerando que os alunos de um curso de Engenharia chegam à universidade trazendo novas e diferenciadas experiências educacionais, deve-se continuar avaliando-os tal como se avaliava no sistema de ensino tradicional?”. Para este estudo, foi utilizada a pesquisa narrativa com o objetivo de investigar, sob a ótica do professor e do aluno, em suas narrativas, algumas ideias sobre o processo de avaliação atual de uma Instituição de Ensino Superior da região do grande ABC paulista. Conforme apontado por Clandinin e Connelly (2011), a pesquisa narrativa deve ser entendida como uma forma de compreender a experiência humana, uma vez que estuda histórias vividas e contadas, tendo como base a reconstrução de acontecimentos sociais a partir do ponto de vista do entrevistado, sendo a finalidade da entrevista colher e ouvir, em sua singularidade, a fala de uma pessoa em um momento específico de sua existência e de sua experiência. A partir das entrevistas, notou-se a necessidade do desenvolvimento de um processo avaliativo que supere o modelo de avaliação classificatória e autoritária, convertendo-a em instrumento de aprendizagem. A avaliação, que deve ter uma função diagnóstica para auxiliar cada educando no seu processo de crescimento para a autonomia, deve preocupar-se com o processo de apropriação dos saberes, pelo aluno, mediados pela intervenção ativa do professor. Segundo Anastasiou e Alves (2007), a avaliação, normalmente centrada no professor e realizada no final das disciplinas, precisa ser centrada no aluno e na aprendizagem como parte integrada do currículo, tirando o aluno do papel passivo, reforçando o papel formador da avaliação. Em seus trabalhos, Luckesi e Chaves (2000, 2001) lembraram que o ato de avaliar implica a disposição de acolher e libertar, sendo uma importante ferramenta à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer com que os estudantes evoluam. Assim, a melhoria no processo de ensino-aprendizagem depende de uma reestruturação, principalmente no que diz respeito à avaliação, bem como o desenvolvimento de novas habilidades por parte do corpo docente. A partir da escuta sensível de professores e alunos e dos desafios da Engenharia para o século XXI, que impõem mudanças necessárias na formação dos engenheiros, este trabalho propõe uma trilha de formação docente em avaliação que busca transformar a avaliação em um instrumento de aprendizagem e, ao mesmo tempo, em um instrumento de reflexão e tomada de consciência do desenvolvimento acerca do processo de ensino e aprendizagem.

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