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Navegando por Autor "MATOS, Denilson da Silva"

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    A construção discursiva do mártir: um olhar a partir da Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-10-03) MATOS, Denilson da Silva; NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza
    O propósito desta pesquisa é analisar a Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis, destacando como este relato de martírio apresenta suas personagens principais, isto é, como os mártires são construídos narrativamente. A pesquisa trabalha o martírio no cristianismo primitivo como um fenômeno discursivo, ou seja, como uma prática surge de uma interação discursiva entre as principais culturas em constante diálogo nos primeiros séculos da era cristã, a greco-romana, judaica e cristã. Para tal análise, dialogaremos com as obras de Judith Perkins e Candida Moss, Christine Trevett, Willian Tabbernee, Rex D. Butler, entre outros, bem como nos utilizaremos do conceito de dialogismo de Mikhail Bakhtin. A pesquisa discute, também, as mais recentes pesquisas acerca do tema do martírio. Ao examinar esta ideologia desenvolvida no cristianismo primitivo pôde-se identificar a construção discursiva de uma personagem atrelada à prática martírio, o mártir. Apresentamos as diversas características atribuídas ao mártir num corpo de textos do cristianismo primitivo conhecidos como Atas dos mártires, destacando o status elevado alcançados por esses homens e mulheres que enfrentaram a morte. O mártir, ao enfrentar e experimentar a morte recebe poderes inestimáveis, que o torna uma pessoa especial, um cristão ideal que se encontra acima da hierarquia eclesiástica e até mesmo da hierarquia celestial. A Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis é um exemplo de literatura cristã primitiva que partilha dessas ideias que perpassam os primeiros séculos da era cristã. Ao analisar o enredo da composição narrativa deste relato de martírio identificamos traços do discurso sobre o martírio e sobre o mártir presentes no cristianismo primitivo.
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    Religiosidade popular na Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2022-09-12) MATOS, Denilson da Silva; CARNEIRO, Marcelo da Silva
    A recente pesquisa acerca do Cristianismo Primitivo privilegia uma abordagem que aponte para intensos processos de interação cultural entre os primeiros cristãos e a cultura greco-romana do Mediterrâneo. Essa nova abordagem contrasta com a leitura tradicional do Cristianismo Primitivo, leitura que sugere uma relativa isenção de processos sincréticos com a cultura greco-romana, privilegiando conceitos como “seita”, entre outros. Nesse caso, propomos olhar para o cristianismo primitivo como um movimento que se estabelece culturalmente por meio de interações discursivas e práticas com o seu entorno. Assim, nesta pesquisa, a partir dos conceitos de Magia e Cultura popular, propomos uma análise de práticas religiosas populares presentes na Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis. Destacamos relatos que aproximam as práticas dos mártires às práticas religiosas de subalternos, com destaque para práticas consolidadas no âmbito da religião do povo, a saber, a consulta a sonhos e oráculos de diversos tipos, com a finalidade de administrar conflitos e a escassez de recursos, bem como a preparação de amuletos. A partir de um estudo comparativo entre a Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis e documentos de diferentes regimes semióticos, tais como: imagens, sonhos oraculares, visões do além-mundo e manuais de magia, buscamos atestar a proximidade com as práticas populares presentes no mundo greco-romano. A pesquisa oferece, também, uma tradução e um comentário da Passio Sanctorum Perpetuae et Felicitatis, a partir de edições críticas, para o português.

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