Navegando por Autor "MACHADO, Patricia Santos"
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Item Nossa Senhora Integradora dos Mundos: o mito mariano e a potência imagético-comunicativa do arquétipo do Grande Feminino(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-10-04) MACHADO, Patricia Santos; ESCUDERO, CamilaA proposta que permeia esta tese é a de adentrar no mundo da devoção popular em torno da imagem de Nossa Senhora, visando à compreensão dos processos comunicacionais nas produções audiovisuais e as influências das construções simbólico-imaginárias na cultura e nas identidades coletivas. Esta pesquisa tem como parte do corpus a narrativa do documentário fílmico Marias: a fé no feminino (Brasil, 2016), no qual são retratadas as nuances híbridas da fé mariana em cinco países ibero-americanos. O objetivo é investigar a complexidade comunicativa das narrativas da Nossa Senhora presentes nas manifestações da religiosidade popular. Tal religiosidade, caracterizada pelo influxo do catolicismo ibérico e embrenhada de conteúdos de tradições ancestrais europeus, ameríndios e africanos, revela-se relacionada aos processos de superação das dicotomias e das fronteiras entre as culturas e as identidades coletivas. A pesquisa tem como hipótese que os processos comunicacionais que envolvem a imagem de Nossa Senhora manifestam o potencial mediador e agregador do Grande Feminino e que tal potência imagético-comunicativa do arquétipo é capaz de unir os mundos separados pela lógica dualista, por ideologias fragmentadoras e por dogmas religiosos. Tais mundos – ou dimensões – podem ser exemplificados aqui, tais como: o espiritual e o material; o sagrado e o profano; o feminino e o masculino; vida e morte; corpo e alma e, também, mulheres e homens, pobres e ricos, tradicionalistas e progressistas etc. A pesquisa tem como base interdisciplinar teórica os estudos do imaginário social e da mitologia comparada; os estudos junguianos; a cultura visual; os estudos culturais; e, também, as pesquisas sobre comunicação e religião. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de elementos componentes da HP (Hermenêutica de Profundidade), de J.B. Thompson, em conjunção com a base teórico- metodológica estabelecida, em especial, os estudos de Aby Warburg sobre as imagens e a cultura visual. Essa conjunção metodológica atende às nuances complexas do tema aqui estudado. Foi incluída no processo a experimentação metodológica, aqui denominada Atlas imagético-comunicativo. O Atlas é composto pela pesquisa e categorização de produtos culturais e de mídia correlacionados com a figura de Maria; pela elaboração de painéis imagéticos e, nesta fase do método, pela análise descritiva iconográfica dos fenômenos selecionados. Os resultados alcançados neste trabalho mostram que a construção da multifacetada imagem mariana e de suas narrativas mítico-religiosas compreende processos complexos de encontros, diálogos, hibridizações e de fusões simbólicas, religiosas, culturais e identitárias que, por vezes, são conflituosas e contraditórias, mas também se mostram conciliadoras. Observamos, ainda, que a figura de Nossa Senhora transita através da história, das religiosidades e das culturas e está, igualmente, presente nas mais variadas mídias e processos comunicacionais, superando as divisões entre o sagrado e o profano e as demais dicotomias já mencionadas. A partir de uma perspectiva mais profunda e para além das limitações da visão materialista, a conclusão é que os elementos imagéticos e narrativos presentes nos fenômenos que envolvem as faces de Nossa Senhora são, principalmente, provenientes dos conteúdos transpessoais presentes no inconsciente coletivo e no imaginário social. Tais conteúdos são relativos ao que chamamos de potência imagético-comunicativa do arquétipo do Grande Feminino.