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Navegando por Autor "LUZ, Fabiola Moratti"

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    Sintomas de stress, ansiedade e depressão em universitários de cursos de saúde
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-11-13) LUZ, Fabiola Moratti; VIZZOTTO, Marília Martins
    Transtornos mentais como depressão e ansiedade, assim como o stress, estão presentes em grande parte da população mundial, entre indivíduos de várias idades e acarretam importantes danos sociais e econômicos a saúde pública, além de sofrimento humano. Estudantes universitários têm se mostrado suscetíveis e vulneráveis, dado a diversos fatores que influenciam na saúde e no bem estar desses jovens. Assim, o presente estudo teve por objetivos: a. Identificar a presença de stress e sintomas de ansiedade e depressão em estudantes universitários de áreas de saúde de uma universidade privada; b. Levantar e descrever dados sociodemográficos dessa amostra de universitários; c. Relacionar dados sociodemográficos, sexo e opções do curso escolhido com as variáveis stress, ansiedade e depressão. Participaram do estudo 157 estudantes universitários de cursos da área da saúde de uma universidade da região metropolitana de São Paulo, com média de idade de 23,7. Para a coleta de dados foram utilizados: questionário de dados sociodemográficos e EADS- 21 - Escala de Ansiedade, Depressão e Stress, aplicados em salas de aulas. Os dados foram analisados por estatística descritiva [média e desvio padrão], ANOVA, teste Post Hoc (Tukey) e teste t de Student. Os resultados indicaram uma amostra composta pela maioria de mulheres (84,1%), solteiros (91%). O variável stress esteve presente em todos os estudantes, 61,1% apresentam algum nível de stress. A variável depressão alcançou 42,6% e a ansiedade 46,5 % entre os estudantes. Os alunos do curso de farmácia apresentaram os maiores níveis para as três variáveis estudadas e os alunos do curso psicologia apresentaram os menores níveis. Apesar de estarem presentes em diferentes níveis, verificou-se a associação entre depressão, ansiedade e stress. Concluiu-se pela importância de apoio à implementação de ações em saúde que auxiliem a prevenção, o diagnóstico precoce, bem como o tratamento psicológico de estudantes universitários.

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