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Navegando por Autor "LUSSICH, Cleonice de Almeida Cunha"

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    O estágio supervisionado obrigatório na formação docente: um estudo a partir de um curso de pedagogia na modalidade a distância
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-05-25) LUSSICH, Cleonice de Almeida Cunha; BAHIA, Norinês Panicacci
    A presente tese teve por objetivo explicitar o valor e o significado formativos do estágio supervisionado obrigatório para licenciandos e egressos de um curso de Pedagogia a distância na perspectiva da construção de saberes necessários à prática, bem como ao processo de constituição da identidade profissional do pedagogo. A pesquisa, de cunho qualitativo, realizou um estudo sobre a proposição e desenvolvimento do estágio supervisionado obrigatório de um curso de Pedagogia a distância, de uma Instituição de Ensino Superior, comunitária, localizada em São Paulo e os sujeitos colaboradores foram licenciandos, egressos, coordenador e professores/tutores do referido curso. Os instrumentos para a coleta de dados foram: aplicação de um questionário para delineamento do perfil dos licenciandos, realização de entrevistas de aprofundamento com egressos e elaboração de relato de experiência pela coordenadora e professoras/tutoras. Realizamos também uma análise da revisão da literatura e documental sobre o histórico do curso de Pedagogia a distância no contexto educacional, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia, bem como dos princípios e fundamentos sobre o estágio supervisionado do curso investigado. Os aportes teóricos ancoraram-se, principalmente, em autores como: Bahia (2012; 2013; 2015); Pimenta (2009); Pimenta e Lima (2010); Gatti (2009; 2010), Gatti, Barreto e André (2011); Libâneo (2003; 2004; 2006); Lima (2012); Moran (2009; 2011; 2013); Piconez (2005); Scheibe (2006; 2007); Silva (2003); Tardif (2000; 2003) e Zabalza (2014). Os dados da pesquisa evidenciaram que a experiência do estágio no curso de Pedagogia a distância da instituição investigada configura-se como um espaço/tempo de construção de saberes docentes e identidade profissional, tendo em vista alguns diferenciais da modalidade, observados e analisados, e que indicam a preocupação com a qualidade formativa. Foi possível inferir também que as instituições que atuam com a formação de professores na modalidade a distância não podem ser generalizadamente classificadas como certificadoras e que oferecem uma formação aligeirada, pois há que se analisar cuidadosamente a proposição, os pressupostos, os procedimentos dos projetos pedagógicos, o desenvolvimento das aulas, das atividades propostas, do acompanhamento e avaliação dos licenciandos, do ambiente virtual e dos materiais disponíveis, entre outras tantas questões muito específicas desta modalidade de ensino. De um modo geral, os resultados indicam que o curso investigado apresenta condições para uma formação adequada e ajustada às orientações oficiais e que, apesar da observação de algumas lacunas e limitações, há possibilidades de superação das mesmas.

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