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Navegando por Autor "LUCKNER, Rita de Cassia Scocca"

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    Entre o bem e o mal: uma abordagem teológico-literária da ambivalência da natureza humana em Incidente em Antares, de Erico Verissimo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-03-06) LUCKNER, Rita de Cassia Scocca; RIBEIRO, Claudio de Oliveira
    A proposta deste trabalho é uma abordagem teológico-literária da obra Incidente em Antares, escrita em 1971, por Erico Verissimo (1905 -1975). Trata-se de uma análise da referida obra com o intuito de observar características e atitudes dos personagens criadas pelo autor, assim como a linguagem cômica e irônica usada por ele para tratar de assuntos da vida cotidiana, que sugerem um apontamento do bem e do mal que coexistem e se revelam nas atitudes humanas. Nesse sentido, serão apontadas as situações narradas na obra que podem ser relacionadas a certos comportamentos que nos remetem às faltas e, diante disso, podem ser associados aos pecados capitais listados por Tomas de Aquino, assim como às virtudes que os contrapõem. Dessa forma, será ressaltada a composição simbólica da obra analisada, como também será conferida a relação dialógica entre teologia e literatura. Os componentes, virtudes e pecados, os quais estão interligados implicitamente na obra, serão o elemento introdutório para uma reflexão acerca da ambivalência da natureza humana, em que a correspondência dos sete defuntos personagens do romance com os conhecidos sete pecados capitais, assim como as ações dos personagens que remetem às virtudes, permitem, por meio do verbo literário, apontar a vocação do ser humano tanto para o bem quanto para o mal, em cujas fronteiras encontra-se o sentimento de esperança.
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    O ser da guerra e a guerra do ser: O Prisioneiro, de Érico Veríssimo, como um dispositivo-lúdico-profanatório
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-28) LUCKNER, Rita de Cassia Scocca; SOUZA, Vitor Chaves de
    O escopo deste trabalho é ressaltar a função transformadora da literatura por intermédio da análise teológico-literária de O Prisioneiro (1967), de Erico Verissimo, que através da linguagem simbólica, do jogo que faz com as palavras, dos silenciamentos, dos ditos e não- ditos e da mensagem apontada pelo verbo literário possibilita destacar elementos relacionados ao comportamento do ser humano que se encontra capturado em diversos níveis pelo poder, representado pelos personagens e contexto retratados na obra. A partir dos conceitos de dialogismo, de Mikhail Bakhtin e de dispositivo e profanação, de Giorgio Agamben, busca-se discorrer sobre a queda da linguagem, que se apresenta monológica (ou sacralizada), para então ascender e se revelar dialógica (ou profana). A hipótese trabalhada foi que os conceitos acerca da linguagem e temas relacionados, elaborados por esses teóricos, discutidos e interligados nesta pesquisa, contrapostos à análise do romance nos permitem evidenciar a qualidade de dispositivo-lúdico-profanatório da literatura, particularmente em O Prisioneiro, e ressaltar a proficiência dela – de cunho antropológico e em constante diálogo com a teologia – tanto em representar como de ampliar sentidos dentro do conjunto de valores individuais e coletivos dos seres humanos, que nos leva a constatar a potencialidade da linguagem humana e a revelação da virtude da prudência e traz novas significações e interpretações das realidades, tornando-se meio de renovação, crescimento e retomada da posição crítica e ativa do ser.

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