Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "KONAKA, Carlos Takashi"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Compartilhamento do conhecimento: um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2019-09-30) KONAKA, Carlos Takashi; KUNIYOSHI, Márcio Shoiti; VIEIRA, Almir Martins
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a gestão do conhecimento e seu compartilhamento podem ser utilizados para melhorar o desempenho e qualidade do trabalho do corpo docente e gestores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em São Bernardo do Campo. Como o conhecimento é um dos ativos intangíveis de alto valor para a gestão das organizações modernas, passa a ser um diferencial pelas instituições, ainda mais nos dias de hoje, em que há uma variedade de faculdades e universidades à disposição dos estudantes, e são necessários profissionais capacitados para a criação de vantagem competitiva. Assim sendo, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados à gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento e gestão de IES demonstrados na fundamentação teórica. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, mediante a utilização do método de estudo de caso, por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais, ocorridas em junho e julho de 2019. Foram entrevistados três coordenadores da IES pesquisada. Os resultados indicaram que o programa de compartilhamento de conhecimento chamado "Atualizo 3.0" promovido pelos diretores, reitores e pró-reitores é o momento em que todos os campi se unem e trocam informações sobre técnicas e métodos didáticos que podem ser utilizados em sala. Apesar disso, foi apresentada uma carência em sistemas computacionais que ajudassem no uso do conhecimento dos envolvidos, e um desinteresse na participação de alguns membros, mas mesmo assim, todos os que participaram do programa “Atualizo” sempre saem satisfeitos e com novas ideias para aprimorarem seus trabalhos em sala de aula. Assim, observa-se na prática, que haver um programa de compartilhamento e gestão dos saberes, facilitam o engajamento para a gestão de IES.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão