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Navegando por Autor "KITAHARA, Adil Margarete Visentini"

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    Representações sociais de professores do ensino fundamental sobre alunos com deficiência e a educação inclusiva
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-12-12) KITAHARA, Adil Margarete Visentini; REZENDE, Manuel Morgado
    Esta tese de doutorado investigou as Representações Sociais de Professores do Ensino Fundamental sobre alunos com deficiência e a Educação Inclusiva nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Rede Municipal da Cidade de São Paulo. Utilizou-se a Teoria de Representações Sociais de Serge Moscovici. Analisaram-se as Representações Sociais que os professores têm dos alunos com deficiência e como tais representações repercutem na prática da docência. A pesquisa de caráter exploratório, com método qualitativo utilizou-se de entrevistas e grupos focais. Foram entrevistados 16 professores e realizados dois grupos focais. A análise e interpretação das entrevistas e dos grupos focais abordaram temas centrados na capacitação profissional, no discernimento das diversas nomenclaturas patológicas e suas especificidades, troca de informações entre pares, locais de ajuda e apoio pedagógico para seus alunos, assim como práticas pedagógicas. Foram apontadas as seguintes dificuldades: os alunos laudados e a identificação dos não laudados, o entendimento e o procedimento diante da patologia, o número de alunos em classe, falta de estagiários/professores auxiliares, falta de capacitações menos burocráticas e mais direcionadas para a inclusão e a barreira do preconceito. As Representações Sociais dos professores diante de alunos com deficiência mobilizaram práticas de educação inclusiva, tais como: os registros das atividades desenvolvidas e à docência compartilhada. Observou-se que o processo de aprendizagem deve estar atento ao enfrentamento de preconceitos e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas com utilização de tecnologias digitais. A Educação Inclusiva de aluno com deficiência é parte do processo maior, a Inclusão Social, que ultrapassa o âmbito escolar e deve garantir universalização do acesso e da qualidade dos contextos sócio educacionais para todos.

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