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Navegando por Autor "KANASHIRO, Helder Blessa"

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    A Influência das Mulheres Clânicas no Pensamento Profético do Pós-Exílio. Um Estudo de Isaías 57,1-21
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2015-08-24) KANASHIRO, Helder Blessa; KAEFER, José Ademar
    Neste trabalho sobre A Influência das Mulheres Clânicas no Pensamento Profético do Pós- Exílio. Um Estudo de Isaías 57,1-21, propomos apresentar uma pesquisa para demonstrar fundamentalmente quem eram os três grupos de mulheres clânicas, que surgem no Isaías 57,3- 9, a saber: hn"+n>r˙(agoureira),ysE,n"n. (adultério, significando adúltera - np,s'.n"n.) e hn"Aז(prostituta). E daí desenvolver que influência tiveram na profecia, no período do pós- exílio. Para tal tarefa utilizamos dois métodos: o primeiro, um método diacrônico no qual o texto demonstrou uma visão muito negativa dessas mulheres, já que o pano de fundo onde estaria estabelecido o texto é de forte influência patriarcal. Mas, ao aplicarmos um segundo, o método sincrônico e intertextual, o resultado se mostrou diferente, pois o conjunto de textos onde está incluso, a saber: Isaías 56,1-12; 58,1-14 e 61,1-11, demonstram um programa inclusivo. Assim, no Isaías 56,3-4 - r7'ª»Eh_-!K, (filho do estrangeiro) e syr.¨S'h_ (os eunucos), são admitidos na comunidade; no Isaías 58, 1 – bק˙,r]y_ nybe,t.W (e para casa de Jacó), essa casa representada por um grupo de homens é repreendida por causa do jejum; e no Isaías 61,5-6 – ayr.¨ז" (estranhos) e r7'¨nE ynE,b.W (e filhos de estrangeiro), serão os que alimentarão a comunidade. Devido a isto, surgiu uma hipótese de que uma visão negativa sobre elas não poderia ser aceita dentro de um projeto inclusivo. No entanto a questão deve ser respondida. Partirmos para fazer um mapeamento do modo de vida clânico no Gênesis, um conjunto de textos que fala principalmente da família/clã. Ao estudarmos algumas mães míticas: Eva, Sara, Agar, filhas de Ló e Tamar, e ao compará-las com as de Isaías 57,3-9, muitas das características se mostram semelhantes. Pudemos assim perceber que todas essas mulheres clânicas por possuírem conhecimentos do reino animal e vegetal, exerceram influência na vida e morte das famílias/clãs, assim elas tiveram que serem combatidas pelos grupos de homens ao longo do tempo. Ainda outra característica importante no Pós-Exílio, é a movimentação que as famìlias/clãs realizam, mas, essa ‗saìda‘ é sempre carregada de abundância de fertilidade e resolução de conflito pela solidariedade. Devemos estar na profecia, já que ao cristalizar-se um texto ‗desfavorável‘ contra um grupo de mulheres, na verdade se está denunciando uma violência contra elas.

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