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Navegando por Autor "GOMES, Rodrigo da Silva"

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    Escola-de-ferro: um trem (des)governado pela “reforma do ensino médio”
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-04-04) GOMES, Rodrigo da Silva; FURLIN, Marcelo
    O presente estudo pretende possibilitar um diálogo entre a poesia de Adélia Prado (1935) e a filosofia de Emmanuel Lévinas (1905 – 1995) com o propósito de permear novas vias para as relações constituídas pelos processos educacionais diante da Lei Nº 13.415, conhecida como “Reforma do Ensino Médio”. Nesse sentido, cabe perceber o quanto das inquietações adelianas diante do cotidiano e de suas relações metafóricas estão expostas, por meio da linguagem e proporcionam novos caminhos capazes de potencializar as aprendizagens entre educadores e educandos e mediarem suas relações pela alteridade. Tal conceito filosófico trabalhado por Lévinas sugere, neste contexto, que as relações intrínsecas aos processos de ensino-aprendizagem componham-se de poesia e filosofia para uma educação baseada no diálogo, na valorização e na ética da responsabilidade com o Outro. Lato sensu, trata-se também de uma análise filosófica e sociológica sobre os diversos contextos educacionais, bem como o quanto tais contextos são influenciados política e economicamente pelos diversos fatores que estão configurados na formação social dos indivíduos. Por conta disso, a pesquisa debruça-se também sob o paradigma educacional tradicional em oposição ao paradigma emergente de inspiração complexa como possível alternativa para a construção de novos horizontes à educação e não apenas os dualismos criados pela ciência moderna. Contudo, tais maneiras e formas podem estar dispostas, muitas vezes, a alcançarem finalidades específicas e utilitárias ditadas por fatores que, pelas transformações sociais ocorridas, tendem a encobrir o que é possível entender como essência de aprendizagens amplas, múltiplas e transcendentes. Mesmo que a filosofia de Lévinas ou a poesia de Adélia não sejam construções voltadas especificamente para a educação e/ou para uma pedagogia educacional, suas reflexões não excluem as capacidades e interações necessárias para metodologias que concebam instrumentos que consagrem as diversidades presentes no cotidiano escolar. Nessa direção, a busca por sentidos que concedam ao acolhimento do Outro no âmbito educacional, reconhecendo e afirmando os sujeitos nas diferenças, tendem ao sentido maior das formas capazes de emergirem em possíveis diretrizes mediadoras entre ensino e aprendizagem, transfigurando-se em um sistema aberto, inconcluso e complexo.

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