Navegando por Autor "GOMES, Luanda Fratchesca"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Metodologias ativas e TDIC nas práticas pedagógicas: um olhar sobre a formação e o trabalho docente no curso superior de tecnologia em hotelaria(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-08-28) GOMES, Luanda Fratchesca; AZEVEDO, Adriana Barroso deEste estudo foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Apresenta reflexões sobre práticas pedagógicas dos docentes do curso superior de Tecnologia em Hotelaria, de uma instituição de ensino superior privado, do município de São Paulo. Procura responder a seguinte pergunta: como o uso de metodologias ativas, no contexto da sala de aula do curso superior de tecnologia em hotelaria, pode proporcionar uma (re)organização das práticas dos docentes, numa perspectiva de ensino-aprendizagem significativa e ativa na era tecnológica? Refletindo sobre o papel do educador na era digital, é investigado o uso das tecnologias e a criatividade docente, considerando o emprego de metodologias ativas em sala de aula a partir das experiências educacionais. Foi organizado um curso de formação continuada sobre o uso de Metodologias Ativas e TDIC para os professores/participantes da pesquisa, a fim de que eles pudessem conhecer outras possibilidades de trabalhar com diferentes metodologias e tecnologia em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, na perspectiva formativa em modalidade narrativa, com foco na observação das experiências narradas, de maneira a visualizar um novo itinerário para o ensino superior e para uma aprendizagem significativa. Foram consideradas as vivências profissionais e acadêmicas dos professores, o que propiciam a elaboração de práticas diferenciadas, de acordo com o contexto da sala de aula de ensino superior em Hotelaria. Os resultados evidenciam a importância da formação continuada para instigar os professores a adotar novas práticas em sala de aula, conscientizando-os sobre o seu papel, promovendo as metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias na sociedade conectada em que vivemos.