Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FREITAS, Silvia Perrone de Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Proposições para o enfrentamento da crise dos cursos de formação docente: o Programa Institucional das Licenciaturas da UMESP
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-06-19) FREITAS, Silvia Perrone de Lima; SOUZA, Roger Marchesini de Quadros; FURLIN, Marcelo
    O objeto desta pesquisa de cunho qualitativo tem como centralidade a crise enfrentada pelos cursos de licenciatura, gerada pelo baixo interesse da juventude pela profissão docente. O problema que norteia a investigação está relacionado à compreensão geral do fenômeno, em especial, a gênese da crise e o entendimento do por que tantos cursos ligados à área da educação estão sendo fechados. O objetivo central desta pesquisa é contribuir para uma reflexão sobre as licenciaturas e profissão docente, estudando os caminhos de enfrentamento escolhidos pela Universidade Metodista de São Paulo, em especial, pelo Programa Institucional das Licenciaturas (PIL). A base teórica para este estudo encontra-se em Alves (2013) e Sennett (2004), quando discutem a nova morfologia social do trabalho gerada pelo capitalismo global e seu impacto na profissão docente. Também como aporte teórico, Gatti, Barreto e André (2011) contribuem com o debate ao analisarem as políticas de formação docente e ações de valorização do professor para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Outros estudos que auxiliam as reflexões da temática são os realizados pela Fundação Carlos Chagas (2009) e suas pesquisas sobre a baixa atratividade da carreira docente. A investigação contou com estudo de caso descritivo referente ao PIL por meio de análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiabertas com cinco sujeitos envolvidos diretamente com o programa. O estudo possibilitou a confirmação da hipótese de que a crise das licenciaturas nasce de uma crise maior gerada pelo sistema capitalista, que se revela por exacerbada relação de competitividade e por relações flexíveis e voláteis entre tempo e espaço, as quais exigem trabalhadores mais ágeis e que atendam aos paradigmas emergentes de uma sociedade impaciente. Nossa época está nesta perspectiva, marcada por uma nova morfologia social do trabalho, que é gerada por uma estrutura de poder e controle que afeta as relações sociais e laborais, não excluindo a profissão docente.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão