Navegando por Autor "FIRMINO, Barbara Regina"
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Item Trajetória de jovens adultos com HIV: memórias e experiências da adolescência no ambiente escolar(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-05-31) FIRMINO, Barbara Regina; FURLIN, MarceloEsta pesquisa apresenta as memórias de jovens adultos com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) pela transmissão vertical (desde o nascimento) sobre o período da adolescência na escola. O problema foi pautado sobre uma experiência profissional na área da saúde, no atendimento ao público jovem e adolescente vivendo com HIV. Os objetivos foram os de identificar e investigar, a partir das memórias de jovens adultos, as experiências de adolescentes escolares soropositivos pela transmissão vertical. Por meio da metodologia qualitativa da História Oral a pesquisa foi realizada no Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foram selecionados para a entrevista individual, oito jovens adultos nascidos entre janeiro/1995 até janeiro/1998, de ambos os sexos, com HIV pela transmissão vertical e com o Ensino Médio concluído. A base teórica apresenta: Morin, (2003), Goffman (2004), Matida e Gianna (2014), Sommerhalder (2010), Lang; Campos e Demartini (2010), Toledo (2011), Meihy e Ribeiro (2011) e outros de igual relevância. A discussão apresenta dez categorias com as quais, pela narrativa dos entrevistados foi possível constatar como o silêncio sobre a condição de saúde se ajustou ao meio educacional. A falta de informação sobre o tema ainda impera e o estigma criado em torno da epidemia HIV/AIDS iniciada na década de 80 ainda não foi superado. A história da vida desses jovens adultos com HIV faz parte da trajetória do combate à infecção do HIV/AIDS tanto no Brasil como no mundo, não somente no aspecto biológico, mas também nas esferas social, familiar e cultural que envolvem o cotidiano das pessoas com HIV. Os entrevistados ressaltaram a necessidade da veiculação de informações na mídia para prevenção do HIV e uma sólida atualização dos professores. As conclusões visam a apresentação do estudo à área de campanhas publicitárias do Departamento de IST, AIDS e Hepatites Virais, ao Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP e à interlocução da educação com a saúde na área formação dos professores.