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Navegando por Autor "FERRO, Luiz Roberto Marquezi"

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    Vivência de violência na infância e adolescência: impacto na personalidade e reconhecimento de emoções
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2021-08-09) FERRO, Luiz Roberto Marquezi; SERAFIM, Antônio de Pádua
    Estudos que abordam maus-tratos na infância e adolescência se tornaram relevantes durante os últimos anos dada as evidências das repercussões danosas na esfera psicológica de suas vítimas. O objetivo deste estudo foi avaliar aspectos cognitivos, da personalidade e reconhecimentos de emoções de crianças e adolescentes expostos à situações de violência. Método. A pesquisa foi composta de duas fases. Para calibrar os instrumentos escolhidos, realizamos uma fase piloto, os dados desta fase foram incluídos na pesquisa geral. A fase 1 foi realizada por meio de um levantamento survey, constituída por 100 participantes, divididos em dois grupos. Um grupo de crianças que eram atendidas em uma instituição de atenção à situação de vulnerabilidade (crianças participantes do Núcleo), com possibilidade para indícios de Violência Doméstica (50 participantes) e um outro grupo de crianças da mesma faixa etária que estudavam em um escola particular (crianças matriculadas no Colégio) (50 participantes). A amostra de crianças foi avaliada com os seguintes instrumentos: Inventário de Frases de Violência Doméstica (IFVD), a Escala Wechsler de Inteligência Abrevida (WASI), o Questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes (EPQ-J), o Inventário de Estilo Parental (IEP) para avaliar as relações parentais e a Bateria Neuropsicológica Computadorizada (PennCNP) juntamente com Teste de Reconhecimento de Emoções da Universidade da Pensilvania (ER40). Obtivemos como resultados dois grupos com indícios de VD e os sem indícios de VD x Colégio e Núcleo. No teste WASI, utilizando o teste estatístico de ANCOVA com as variáveis idade, gênero, ano escolar encontramos significância no grupo Colégio (p<0,01) evidenciando melhor escore do QI Total. Em relação à Personalidade, por meio da regressão logística multinominal ordinal encontramos significância nos domínios Psicoticismo e Neuroticismo (p<0,01) para membros do Núcleo; e para o domínio Sinceridade para os membros do Núcleo (0,02) e o grupo sem VD (p<0,01). Para o estilo parental o teste de Fischer apresentou melhores índices para o grupo Colégio (p<0,01) diferentemente do grupo com VD (p<0,01). Na análise das emoções faciais o teste estatístico de ANCOVA e o modelo de regressão logística binominal apresentaram significância p<0,01 para o grupo do Colégio. Em relação ao teste EDF40 houve significância no acerto das Resposta Feliz (p<0,01 grupo Colégio e 0,02 sem VD), Resposta Triste Certo (p<0,01 grupo Colégio) e Total de Resposta Correta (p<0,01 grupo Colégio). No ER40 houve significância Identificação Correta de Raiva, Identificação Correta de Medo e Identificação Correta Feliz, Identificação Correta Triste (p<0,01 para o grupo Colégio). Para a Identificação Correta Neutro houve significância para o grupo Colégio e sem VD (0,01). A fase 2 contou com o grupo de pais e/ou responsáveis do da fase 1, e foram também categorizados em 2 grupos (Colégio-Núcleo x com VD e sem VD). Utilizou-se como instrumentos um questionário sóciodemográfico, a Escala WASI de avaliação da inteligência, o instrumento NEO FFI-R para avaliar personalidade, e escala para avaliar violência entre pares CTS-2. O teste estatístico ANCOVA utilizado para mensurar a significância estatística em inteligência apresentou significância para o grupo Colégio nos domínios QI Verbal, QI Execução e QI Total (p<0,01). Em relação a violência entre pares, a regressão de Poison apresentou significância para quase todos os domínios de violência para o grupo do Núcleo (p<0,01) com exceção de Coerção Sexual Grave que apresentou significância para o grupo com indício de VD (p<0,01). Em relação a personalidade, o modelo de regressão logística multinominal ordinal apresentou significância nos domínios Neuroticismo (p<0,01) para o grupo do Núcleo, para o domínio Extroversão houve significância para o grupo Colégio (p<0,01), para o domínio Abertura houve significância para o grupo Colégio (p<0,01) e sem VD (0,03), no domínio Amabilidade houve significância para o grupo Colégio (p<0,01) e sem VD (0,02) e o domínio Conscienciosidade para o grupo Colégio e sem VD (0,03 ambos). Comparando a variável inteligência de pais e filhos com VD pelo teste de Spearman houve uma significância fraca em QI Verbal. Comparando a personalidade pelo teste de McNemar houve diferença entre Neuroticismo de crianças e pais, os pais apresentando classificações maiores que as crianças. Assim, crianças que tem oportunidade de crescerem com educação de qualidade, junto de famílias emocionalmente equilibradas, tendem a ter menor incidência para comportamentos violentos, prejuízos cognitivos e de transtornos de personalidade.

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