Navegando por Autor "FERREIRA, Matheus Basilone Paiva Teixeira"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Estratégias digitais e eleições: o caso São Bernardo do Campo 2024(Universidade Metodista de São Paulo, 2025-08-27) FERREIRA, Matheus Basilone Paiva Teixeira; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEste trabalho tem como objetivo abordar o impacto das estratégias de marketing digital no resultado das eleições municipais de 2024 na cidade de São Bernardo do Campo, buscando explorar como essas estratégias influenciaram os resultados eleitorais. A influência das estratégias de marketing digital no resultado da eleição pode ser avaliada por diferentes ângulos, considerando a relevância crescente das redes sociais e dos meios digitais na interação com os eleitores. O marketing político digital possibilita uma interação mais intensa e um retorno rápido dos eleitores, estabelecendo um meio de comunicação mais direto e adequado, trazendo mais visibilidade e alcance aos candidatos, impactando assim os resultados das votações. Porém, esse cenário traz desafios, como a disseminação de informações falsas, notícias enganosas e a manipulação de informações, o que demandou uma supervisão mais rigorosa das entidades responsáveis pela eleição. Utilizando métodos de monitoramento digital e análise de dados, compararemos o desempenho eleitoral dos candidatos com suas respectivas estratégias de marketing digital e será analisado dentro do campo do marketing digital, quais foram as principais táticas adotadas na eleição. Os resultados deste estudo poderão oferecer insights valiosos para futuros estrategistas políticos. O marketing político digital tornou-se uma ferramenta estratégica essencial nas eleições contemporâneas, oferecendo uma ampla gama de possibilidades de engajamento com participantes. Ao mesmo tempo, algumas questões merecem reflexão, como a democratização do acesso à informação, a falta de controle dos algoritmos e a real influência do marketing nas eleições municipais.