Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERREIRA, Adilson Mazeu"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O povo aqui sempre teve uma ligação com o sagrado: a religião nas narrativas da comunidade quilombola Ribeirão Grande e Terra Seca - Vale do Ribeira/SP
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-06-03) FERREIRA, Adilson Mazeu; WIRTH, Lauri Emilio
    No Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, existem algumas dezenas de quilombos que durante os anos de escravidão constituíram-se em áreas livres, nas quais negros fugitivos, juntamente com negros abandonados após o declínio do ciclo minerador na região formaram agrupamentos que deram origem a esses bairros rurais negros. Entre eles está a Comunidade Quilombola de Ribeirão Grande e Terra Seca, localizada no município paulista de Barra do Turvo. Esta pesquisa investigou a relevância da religião no processo de formação e trajetória desta comunidade. Contou com fontes bibliográficas que versam sobre o tema, referências que contribuíram para o embasamento teórico e o trabalho de campo, especificamente, as narrativas da memória da comunidade. A intenção era identificar as fronteiras de transposição das vivências identitárias, no tocante à religião, analisar como se dá a mobilidade, a construção de novas delimitações e o que permanece como correspondente às raízes africanas. O recurso da oralidade foi a principal contribuição para a reconstituição histórica das vivências religiosas e observação da vida cotidiana. O presente estudo destaca que, embora o catolicismo se impusesse como a prática legítima e as tradições religiosas africanas e caboclas se encontrassem desenraizadas e perseguidas, estas permaneceram firmes em territórios do solo brasileiro, resistindo às sujeições e ao forte domínio. Suas crenças e recordações, heranças dos ancestrais, permaneceram alimentadas nas devoções com aparência de catolicismo, mas preservando sentidos e texturas que remetem às raízes africanas

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão