Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DUARTE, Audrey Marques"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A revista, o design gráfico e a tipografia digital: um estudo de caso sobre as capas de Elle
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-08-24) DUARTE, Audrey Marques; SANTOS, Marli dos
    A crescente evolução tecnológica na sociedade - juntamente com as demandas impulsionadas pelos desejos e necessidades presentes nos receptores das mensagens - requer análises sobre que está ocorrendo nos processos comunicacionais já que o público leitor demonstra estar mais atento às mensagens visuais não somente no que diz respeito à qualidade, mas também à forma de apresentação das mesmas (imagens substituindo cada vez mais os textos). Aqui, encontramos o nosso momento, a contemporaneidade de nosso estudo, a interação entre comunicação, design gráfico, tecnologia, ambiente digital e revistas - especificamente as capas da revista Elle Brasil, com as mudanças que observamos em componentes da comunicação visual, como em nosso caso, na tipografia. Nosso objetivo foi explorar o ambiente da tipografia digital, analisando a sua presença nas capas da Elle Brasil e encontrar critérios que viessem a oferecer condições de auxiliar o controle da qualidade da presença tipográfica nas plataformas digitais. Como metodologia, fizemos uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, que utilizou a análise de conteúdo da forma de apresentação da tipografia digital nas capas de Elle Brasil em diversos dispositivos, elegendo categorias que possibilitaram observar a relação entre as características das telas e o design onde está presente a tipografia. Além disso, foi realizada ampla pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com especialista para aprofundamento do tema abordado nesta tese. Com base nas análises e apontamentos, temos como principal que é possível estabelecer critérios para averiguar o controle da qualidade da presença tipográfica em ambiente digital, tendo em vista as características das plataformas e a identidade do veículo de comunicação, de forma que a mesma tipografia usada off ou offline não perca legibilidade e leiturabilidade. Ainda que a transição aos dispositivos digitais leve a tipografia a ter conflitos, a presença da usabilidade nos equipamentos corrige o desconforto e torna-a satisfatória.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão