Navegando por Autor "DUARTE, Audrey Marques"
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Item A revista, o design gráfico e a tipografia digital: um estudo de caso sobre as capas de Elle(Universidade Metodista de São Paulo, 2017-08-24) DUARTE, Audrey Marques; SANTOS, Marli dosA crescente evolução tecnológica na sociedade - juntamente com as demandas impulsionadas pelos desejos e necessidades presentes nos receptores das mensagens - requer análises sobre que está ocorrendo nos processos comunicacionais já que o público leitor demonstra estar mais atento às mensagens visuais não somente no que diz respeito à qualidade, mas também à forma de apresentação das mesmas (imagens substituindo cada vez mais os textos). Aqui, encontramos o nosso momento, a contemporaneidade de nosso estudo, a interação entre comunicação, design gráfico, tecnologia, ambiente digital e revistas - especificamente as capas da revista Elle Brasil, com as mudanças que observamos em componentes da comunicação visual, como em nosso caso, na tipografia. Nosso objetivo foi explorar o ambiente da tipografia digital, analisando a sua presença nas capas da Elle Brasil e encontrar critérios que viessem a oferecer condições de auxiliar o controle da qualidade da presença tipográfica nas plataformas digitais. Como metodologia, fizemos uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, que utilizou a análise de conteúdo da forma de apresentação da tipografia digital nas capas de Elle Brasil em diversos dispositivos, elegendo categorias que possibilitaram observar a relação entre as características das telas e o design onde está presente a tipografia. Além disso, foi realizada ampla pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com especialista para aprofundamento do tema abordado nesta tese. Com base nas análises e apontamentos, temos como principal que é possível estabelecer critérios para averiguar o controle da qualidade da presença tipográfica em ambiente digital, tendo em vista as características das plataformas e a identidade do veículo de comunicação, de forma que a mesma tipografia usada off ou offline não perca legibilidade e leiturabilidade. Ainda que a transição aos dispositivos digitais leve a tipografia a ter conflitos, a presença da usabilidade nos equipamentos corrige o desconforto e torna-a satisfatória.