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Navegando por Autor "DONATO, Rita"

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    Funk resistência na construção de identidades contra-hegemônicas : novas formas de representação da mulher negra a partir do discurso de MC Tha
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2025-02-13) DONATO, Rita; ESCUDERO, Camila
    A presença da mulher negra na cena musical colocou em pauta questões relacionadas ao racismo, à violência de gênero e à representação estereotipada dessas personagens que, minimizadas historicamente, passaram a apostar na música popular brasileira – desde a década 1920 – como instrumento para romper estruturas clássicas de poder, lutar por reconhecimento e propor narrativas de emancipação. Para ilustrar esse movimento em um contexto mais recente, este estudo analisa a obra de Thais Dayane da Silva, a MC Tha, mulher negra, da periferia de São Paulo, que inova ao aproximar o funk das batidas de tambores da umbanda e criar textos com fortes referências ancestrais. O debate é guiado pelos Estudos Culturais e pelo pensamento feminista negro, que revelam os significados culturais, os conflitos e as negociações na construção de identidades de feministas negras na última década. Reforça-se, ainda, a perspectiva da memória como base para novos enquadramentos e leituras sob a ótica de uma cultura marginalizada. A partir da Análise do Discurso (AD) de filiação francesa, a crítica proposta nesta tese reforça a relação entre lingua gem, poder e ideologia nos contextos sociais onde MC Tha está inserida e prevê um estudo de abordagem qualitativa e exploratória do trabalho da cantora na sua primeira década de atuação, entre 2014 e 2024. O corpus é composto pelas letras das músicas criadas por ela, os elementos musicais que se relacionam com as canções (canto, instrumentação, ritmo etc.), as imagens de capas de singles, álbum e EP, além da performance da artista nos vídeos de divulgação e videoclipes oficias. Os dados foram coletados no Spotify, no canal do Youtube da cantora e na plataforma colaborativa Letras.com. Embasada em oito temas que partem das provocações do referencial teórico e da própria obra artística observada neste diálogo, esta tese sugere seis formações discursivas: (1) Refutar as imagens de controle, (2) Libertar a mulher negra, (3) Desmistificar a democracia racial, (4) Respeitar a ancestralidade, (5) Respeitar a espiritualidade, (6) Exercer o empoderamento. A análise temática, portanto, responde os possíveis significados culturais no trabalho da cantora e como ela rompe as imagens de controle sobre corpos e comportamentos da mulher negra, representada na perspectiva de um novo enquadramento: de pessoa livre, emancipada, não mais submissa, oprimida e/ou objetificada como nos discursos hegemônicos. Além de traduzir aproximações entre ativismo, memória e empoderamento da mulher negra por meio da música, o objeto deste estudo dialoga, recria representações e permite a produção de novos textos e sentidos respaldados em uma linguagem popular.

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