Navegando por Autor "DINELLI, Lilia"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A religião como um processo pedagógico no pensamento de Meishu-Sama: um diálogo com Paulo Freire(Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-14) DINELLI, Lilia; SUNG, Jung MoEsta pesquisa busca apresentar contribuições para o campo da relação entre religião e educação, especificamente a concepção da religião como um pro- cesso pedagógico no pensamento de Meishu-Sama, fundador da Igreja Messi- ânica Mundial. O trabalho está dividido em três partes. A primeira apresenta a vida de Meishu-Sama e a história da fundação da Igreja Messiânica Mundial, que ocorreu na primeira metade do século XX no Japão. A segunda estuda a concepção de Meishu-Sama sobre a função da religião e a relação desta com a educação, especialmente no desafio fundamental para a formação do ser hu- mano. A terceira parte estabelece um diálogo entre os pensamentos educacio- nais de Paulo Freire e Meishu-Sama, especialmente em torno do desafio da humanização e das noções de educação bancária e a libertadora dialógica (Paulo Freire) e a “educação morta” e “educação viva” (Meishu-Sama). Neste diálogo é dado destaque à noção de “educação espiritualista” de Meishu- Sama, que considera fundamental criticar a descrença do mundo moderno em relação ao “mundo espiritual”. Para este autor, desconstruir o pensamento materialista e integrar o ser humano na natureza é tarefa tanto da religião co- mo da educação.