Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DELFINO, Antonio"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O currículo de arte: a linguagem do teatro para os anos iniciais do ensino fundamental no Estado de São Paulo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2016-09-14) DELFINO, Antonio; SOUZA, Roger Marchesini de Quadros
    Esse trabalho, “O currículo de Arte – a linguagem do Teatro para os anos iniciais do Ensino Fundamental no Estado de São Paulo”, tem como objeto de estudo as Orientações Curriculares e Didáticas de Arte (OCDArte), na linguagem do Teatro, para os 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2013/2015). Os autores dessa proposta curricular são: um consultor especialista na área do Teatro e um Grupo de Referência de Arte, composto por dezessete Professores Coordenadores de Arte dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias Regionais de Ensino (PCNP) do qual o pesquisador dessa investigação fez parte. As metodologias adotadas para este estudo têm caráter qualitativo e quantitativo incluindo revisão bibliográfica e pesquisa documental. Essa análise compõe-se de um relato do processo de construção e implementação das orientações curriculares que são objeto desse estudo e que teve proposta de autoria colaborativa; partimos então para uma contextualização do momento social e político dessas etapas; fizemos uma breve análise da sua estrutura editorial e gráfica; e finalmente focamos nossa análise na área específica do nosso estudo, a linguagem do teatro, nessas orientações curriculares para os anos iniciais, discutindo as metodologias adotadas, os recursos pedagógicos e as bases teóricas, no sentido de colocar em perspectiva e aprofundar as diferentes dimensões do documento. Nosso objetivo é compreender se o processo de construção dessas orientações permitiu a participação de todos os atores envolvidos, como se manifesta a linguagem teatral nestas orientações, e ainda contribuir para a discussão dessa proposta curricular e didática, refletindo sobre seu alinhamento com as tendências contemporâneas de concepção de arte, de educação e de aprendizagem em arte. Observamos que as OCDArte, na linguagem do Teatro, como está estruturada, tem um papel relevante no ensino para os anos iniciais, visto que, a preparação dos educadores nessa linguagem é, regra geral, insuficiente. Por outro lado, percebemos algumas lacunas nas escolhas e adaptações das obras literárias que permeiam as situações de aprendizagem estudadas, assim como uma presença tímida da ação de contextualização e das propostas interdisciplinares.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão