Navegando por Autor "DANIELE, Priscila Toratti"
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Item Políticas de valorização docente: um estudo dos estatutos e dos planos de carreira e remuneração de dois municípios do Grande ABC(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-08-22) DANIELE, Priscila Toratti; HASHIZUME, Cristina MiyukiA investigação e a reflexão sobre as políticas públicas da carreira docente são importantes para entendermos os mecanismos que contribuem para o crescente quadro de desvalorização social, sobrecarga emocional e física do professor brasileiro. O objetivo desta pesquisa é investigar a valorização docente nos estatutos e planos de carreira e remuneração (PCR) e no conteúdo da fala dos professores de São Bernardo do Campo (SBC) e São Caetano do Sul (SCS). A escolha dos municípios tomou como referência as elevadas posições do Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), sendo SBC o 16º PIB do país e SCS o número um no IDHM do Brasil, valores vigentes em 2018, entre mais de 5.500 municípios. Questionamos, portanto, como desempenhos tão expressivas em termos econômicos e sociais de ambos os municípios se refletem na valorização docente. De abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos desta pesquisa consistem no estudo documental dos estatutos e PCR municipais e em entrevistas semiestruturadas com professores das cidades estudadas. Os dados foram analisados à luz das legislações nacionais que preconizam as novas diretrizes para a construção dos planos de carreira do magistério e dos autores das políticas educacionais, da valorização docente e da qualidade de vida no trabalho. Apresentamos, ainda, diversas fontes, como dados demográficos e publicações de diferentes representações. Os resultados fornecem um painel composto por acertos, contradições e equívocos, sinalizando a necessidade de mudanças e aprimoramentos nas políticas municipais. O estudo é relevante para a reflexão e conscientização de professores e futuros professores a respeito da importância do PCR e dos caminhos e descaminhos da valorização docente, para a criação de diferentes olhares sobre a região, contribuindo, ainda, para a sensibilização de gestores da educação em relação à saúde do corpo e da mente do professor, à qualidade de vida no trabalho e ao caráter motivacional de estatutos e PCR bem estruturados e efetivos.