Navegando por Autor "COSTA, Eber Borges da"
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Item Conhecer para ensinar: as narrativas de Daniel Parish Kidder sobre o Brasil sob a perspectiva da educação cristã(Universidade Metodista de São Paulo, 2022-01-31) COSTA, Eber Borges da; FURLIN, MarceloA presente pesquisa analisa as narrativas do missionário e educador cristão Daniel Parish Kidder (1815-1891) que esteve no Brasil na primeira metade do século XIX e registrou suas impressões a respeito do país, de seu povo e de suas instituições. O trabalho parte da hipótese de que há uma compreensão particular de educação cristã nas suas narrativas, motivada pelo desejo de conhecer o outro. Esse movimento de conhecer para ensinar produz relatos que contribuem para uma melhor leitura da relação entre educação e religião no Brasil e para a compreensão da educação cristã e seus impactos na sociedade. Aborda-se a educação cristã numa perspectiva protestante, num trabalho interdisciplinar que traz para o campo da Educação uma expressão da área das Ciências da Religião e da Teologia. Considera-se que as comunidades religiosas cristãs são importantes espaços de educação não formal em que concepções de mundo, conceitos e preconceitos são formados. Recorre-se aos eventos fundantes da prática educativa das igrejas cristãs no Brasil, como a educação jesuíta e a educação protestante para contextualizar a atuação de Kidder e suas narrativas. O objetivo da pesquisa é analisar essas narrativas em busca da sua visão da educação cristã, com sua amplitude e limitações, e como Kidder se aproxima de uma outra cultura no movimento de conhecer para ensinar. Implicitamente, ele faz a pergunta pelo lugar de sua atuação e pelas pessoas às quais pretende ensinar. Esta é uma pesquisa qualitativa feita com as bases da Pesquisa Narrativa e pesquisa bibliográfica a respeito da educação cristã no Brasil, destacando a estreita relação entre educação e religião, ao mesmo tempo que problematiza essa relação. Recorre- se aos conceitos de Freire de inacabamento, dialogicidade e amorosidade na problematização desses temas e na proposição de pistas para uma educação cristã socialmente relevante. Como resultado da leitura e análise das narrativas de Kidder, vem à tona uma necessária ressignificação da educação cristã na dimensão do diálogo e do cuidado; uma educação cristã que, a exemplo de Kidder, faça a pergunta pelo mundo e pelas pessoas que pretende ensinar. Respondê-la passa por considerar as ambiguidades e tensões que marcam tanto a educação cristã quanto o mundo e as pessoas que o habitam e o constroem.