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Navegando por Autor "CORREA, Rosanea Maria Mazzini"

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    Novas veredas para a formação do professor: ler para aprender a pesquisar
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2018-08-22) CORREA, Rosanea Maria Mazzini; BAHIA, Norinês Panicacci; FURLIN, Marcelo
    O uso intenso da Internet na sociedade provocou transformações nos comportamentos comunicativos, ampliou o acesso à informação e trouxe para o cenário atual discussões em torno das novas práticas de leitura e escrita. A leitura para pesquisa, antes restrita às fontes impressas, diversificou-se com os dispositivos digitais eletrônicos, contribuindo para o acesso ao conhecimento. É nesse contexto que emerge este estudo, cujos objetivos incluem refletir sobre os saberes necessários ao professor para utilizar as tecnologias no processo de alfabetização; analisar e comparar os procedimentos utilizados pelos estudantes para ler para pesquisar na Internet e nas fontes impressas e observar se realizam a leitura exploratória dos textos, antes de tomarem decisões do que ler ou consultar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que envolve cinco educadores e seis alunos dos 4ºs anos do Ciclo Interdisciplinar do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de São Paulo. Para viabilizar a coleta de dados, os profissionais foram submetidos a entrevistas, responderam a um questionário para o levantamento de perfil e foram observadas as aulas no laboratório de informática da escola. Igualmente, os alunos foram entrevistados e realizaram atividades de leitura na Internet e, na sequência, em livros e revistas, com o propósito de mapear seus procedimentos de leitura, investigar quais desafios enfrentam para ler para pesquisar, e se o interesse pelas tecnologias exerce influências na maneira como interagem com a pesquisa no ambiente digital. Para fundamentar teoricamente esta investigação recorreu-se, principalmente, aos estudos de Chartier (1998); Coscarelli (2016); Ferreiro e Teberosky (1991); Ferreiro (2001, 2002 e 2013); Gatti e Nunes (2009); Gatti (2010, 2014a e 2014b); Imbernón (2006); Kleiman (1998, 2001 e 2008); Lerner (2002); Nóvoa (2009); Perelman (2011); Goldin, Kriscautzky e Perelman (2012); Pischetola (2016); Rojo (2009); Rojo e Barbosa (2017); Rojo e Moura (2016); e Xavier (2015 e 2016). A análise dos dados revela que os problemas enfrentados pelos estudantes na leitura no meio digital são semelhantes aos que se defrontam na pesquisa nos livros e revistas. Verificou-se que os alunos não utilizam critérios adequados para selecionarem as fontes, encontram dificuldades para compreenderem os textos e buscarem as informações desejadas. Também não recorrem à leitura exploratória para tomarem decisões do que ler ou consultar e realizam a leitura integral de todos os textos consultados, porém, o domínio dos mecanismos técnicos, a rapidez e a facilidade para obterem a informação, assim como a sedução pelos textos multimodais interferem positivamente na relação que estabelecem com a busca de informações na Internet.

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