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Navegando por Autor "CAVAGGIONI, Ana Paula Magosso"

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    Implicações e riscos para o desenvolvimento do prematuro na primeiríssima infância: avaliação, intervenção e prognóstico
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-28) CAVAGGIONI, Ana Paula Magosso; GOMES, Miria Benincasa
    A literatura nacional e internacional indica que há maior risco de atrasos no desenvolvimento de bebês prematuros, quando comparados com bebês a termo, o que pode ocasionar prejuízos ao longo da vida. Ainda assim, as políticas públicas que garantam atenção a esta população são escassas e, as que existem, abrangem apenas aqueles que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os que nascem aparentemente saudáveis são negligenciados. O presente estudo pretendeu: 1) Descrever e relacionar as áreas de desenvolvimento de crianças nascidas prematuras; 2) Descrever e comparar o desempenho de crianças de acordo com a idade gestacional ao nascer: muito prematuros, prematuros moderados e tardios e, 3) Identificar, por meio de estudo de caso, áreas de competência e defasagem de uma criança prematura. Participaram 79 crianças com idade de 15 dias a 42 meses, cujo desenvolvimento em Cognição, Linguagem e Motor foi avaliado pela Escala de Desenvolvimento de Bebês e Crianças Pequenas Bayley - III). Adicionalmente, as mães responderam a um questionário de dados sociodemográficos e as Escalas de Comportamento Adaptativo e Socioemocional da Bayley III. Os bebês foram divididos em três grupos de acordo com a idade gestacional: muito prematuros, prematuros moderados e prematuros tardios. Os dados quantitativos receberam tratamento estatístico descritivo e inferencial. A análise quantitativa abarcou os resultados de desenvolvimento dos bebês, em termos de médias e desvio-padrão das pontuações ponderadas, compostas e percentil, levando em conta tanto a amostra total como a comparação entre os grupos. Foi realizada, também, uma análise qualitativa, que consistiu em um estudo de caso. Os resultados demonstraram que, de forma geral, todos os participantes obtiveram desempenho dentro do esperado nas pontuações ponderada, composta e percentil nos domínios da Escala Bayley-III. Contudo, cerca de 39% dos participantes não alcançaram aquisição completa no Processamento Sensorial. Além disso, 50,6% deles apresentaram pelo menos uma discrepância estatisticamente significativa na comparação entre duas áreas do desenvolvimento. Na comparação entre grupos, 50% dos prematuros moderados e 41% dos tardios não alcançaram aquisição completa do Processamento Sensorial e foi encontrada diferença estatisticamente significativa no Socioemocional entre eles. Na comparação entre Domínios, houve diferença estatisticamente significativa em Cognitivo-Socioemocional, (p=.01) e no Motor Grosso- Socioemocional (p=.03). A análise qualitativa indicou a necessidade de monitoramento do desenvolvimento de prematuros saudáveis com perfil de desenvolvimento discrepante entre os domínios e o envolvimento da família, escola e profissionais da saúde, pois, mesmo crianças aparentemente saudáveis, apresentam déficits sutis que podem repercutir na idade escolar e vida adulta. Apesar dos achados da presente pesquisa indicarem desenvolvimento adequado dos nascidos prematuros em todos os Domínios, a presença de alta frequência de discrepâncias significativas entre eles, quando comparados seus resultados entre si, apontaram um desenvolvimento desarmônico, que, em longo prazo, pode ocasionar consequências negativas na vida dessa população, como amplamente relatado na literatura. Portanto, torna-se evidente a importância do acompanhamento do prematuro na primeiríssima infância e do desenvolvimento de políticas públicas eficazes que englobe mesmo aqueles que não necessitam de cuidados médicos especiais ao nascer.
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    Influência da via de parto no desenvolvimento infantil: comparação por meio da Escala Bayley III
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2017-06-05) CAVAGGIONI, Ana Paula Magosso; BENINCASA, Miria
    A realidade obstétrica no país vem sofrendo alterações significativas nos últimos dois anos. Desde 1970 tem sido crescente o número de cesarianas no país e no mundo. Em 2014, o número de partos cirúrgicos no Brasil chegou a 52%, apesar de índices superiores a 15% de partos cirúrgicos não indicarem proteção à mãe e ao bebê, segundo a Organização Mundial de Saúde. A literatura aponta que crianças nascidas por cesárea eletiva sem trabalho de parto enfrentam maior risco de problemas em seu desenvolvimento orgânico, mas poucos estudos abordam as consequências nos aspectos psicológicos. O objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento psicológico entre bebês nascidos de cesárea eletiva e de parto normal, uma vez que há poucos dados disponíveis na literatura. Considerando os critérios de exclusão, foi utilizada amostra composta por 263 crianças com idades entre 6 e 42 meses. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico respondido pela mãe da criança e a Bayley Scales of Infant Development – 3rd Edition. Foi realizada a padronização da escala e a normatização dos dados amostrais através do cálculo de percentil, para uso neste estudo. Estes dados foram coletados individualmente e analisados estatisticamente através do SPSS - Statistical Package for the Social Sciences Version 21. Os resultados apontaram a via de parto e a idade gestacional ao nascer como fatores de risco ao desenvolvimento psicológico da criança. Nas correlações realizadas entre os nascidos por parto vaginal ou cesárea eletiva, foi verificada diferença estatisticamente significativa (p<0,05). Dentre estes últimos, 12% apresentaram desempenho inferior em relação ao processamento sensorial, e 10 a 19% nas habilidades do comportamento adaptativo. Nas correlações com a idade gestacional ao nascer, também se observou diferença estatisticamente significativa (p<0,05): 12% dos nascidos a termo precoce apresentaram resultados inferiores no desenvolvimento da linguagem expressiva e 9% na motricidade fina. Estes resultados indicam que, além dos prejuízos no desenvolvimento físico, amplamente descrito pela literatura nacional e internacional, há indícios de comprometimento psicológico. Observaram-se indícios de compatibilidade e divergências entre as amostras norte-americana e local.

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