Navegando por Autor "CARVALHO, William Ladeia de"
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Item Eventos como estratégia de comunicação e marketing turístico na cidade de São Paulo(Universidade Metodista de São Paulo, 2021-12-03) CARVALHO, William Ladeia de; CHIACHIRI FILHO, Antonio RobertoEsta pesquisa versa sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing turístico da cidade de São Paulo, por meio dos eventos públicos gratuitos Virada Cultural, Marcha para Jesus e Parada do Orgulho LGBT. O objetivo principal é estudar as contribuições desses eventos para a marca São Paulo, que utiliza esses acontecimentos como ferramenta de marketing da cidade. O estudo está fundamentado em pesquisas teóricas e empíricas, complementada por entrevistas com os organizadores dos referidos eventos. A hipótese principal é que a contribuição dos eventos para a marca São Paulo ocorre pela abrangência dos acontecimentos que versam sobre cultura, evangelismo e diversidade sexual e que mobilizam multidões a cada edição, trazendo visibilidade para a capital paulistana. Esses eventos são importantes ferramentas de comunicação e contam ainda com o grande apoio midiático de amplitude nacional, destacando São Paulo como destino certo para a organização de grandes eventos. O arcabouço teórico traz à luz da pesquisa autores que se debruçam acerca de temas que intercalam teorias sobre comunicação mercadológica com ênfase em marketing de lugares e marketing turístico, hospitalidade, organização de eventos e os temas desta tese: Cultura – Virada Cultural, Evangelismo – Marcha para Jesus e Diversidade Sexual – Parada do Orgulho LGBT. As pesquisas de campo ficaram a cargo das visitas do autor aos eventos nas edições de 2018 e 2019 e das entrevistas com os organizadores dos eventos em 2021. Os resultados apontam que São Paulo, ao sediar eventos que contribuem para a divulgação do destino, beneficia toda cadeia de atividades comerciais onde os eventos ocorrem, entretanto, nem todas as empresas beneficiadas pelo consumo de produtos e serviços apoiam ou patrocinam os eventos, e sem investimentos os eventos tendem a fenecer. As ocupações ocasionadas pelos eventos não deixam de ser políticas, permitindo abordagens relacionadas à inclusão, à tolerância e ao entretenimento para o povo, importantes para reforçar a marca São Paulo como cidade democrática e plural. Alguns problemas também se apresentam na organização destes eventos, que reverberam na imagem da cidade em relação à infraestrutura como segurança e higiene decorrentes da massa de participantes todos os anos. O documento resultante desta pesquisa permite observar os eventos além da ideia comum de festa, mas de ocupações públicas necessárias para reflexões sobre temas de extrema relevância social ao diálogo contemporâneo.