Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CARVALHO, Claudia Rodrigues de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação superior: desafios e possibilidades do ensino híbrido para os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Metodista de São Paulo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2023-09-28) CARVALHO, Claudia Rodrigues de; ANDRÉ, Claudio Fernando
    Vivemos uma pandemia histórica, em que as instituições de ensino superior adotaram aulas a distância devido ao isolamento social imposto pelo vírus. A Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, e a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020, permitiram a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a situação de pandemia do COVID-19. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é investigar o processo educacional durante a pandemia de COVID-19, utilizando o modelo Ensino Remoto Emergencial (ERE com aulas on-line). Além disso, busca-se explorar as possibilidades e desafios de um modelo híbrido de ensino, incorporando metodologias ativas que atendam às expectativas dos alunos, personalizando a experiência educacional por meio da tecnologia. A hipótese deste estudo é a viabilidade da implantação de um modelo híbrido de ensino, alternando entre aulas presenciais, on-line, síncronas e assíncronas. Os objetivos específicos são: (i) analisar a importância das metodologias ativas em aulas remotas para o desenvolvimento da autonomia discente, considerando a participação dos alunos no processo de aprendizagem, a criação de espaços para troca de conhecimentos e experiências, e a promoção de habilidades como a auto-organização e tomada de decisões; (ii) descrever os impactos das aulas on-line durante a pandemia em relação à continuidade da aquisição de conhecimento, aproveitamento do conteúdo e qualidade de vida dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Metodista de São Paulo; (iii) explorar a influência da participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem em cursos de educação a distância. A pesquisa utiliza questionário estruturado aplicado aos 20 alunos do 5º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e alunos da Faculdade Metodista de São Paulo como corpus de análise. Justifica-se a relevância dessa pesquisa diante das incertezas acerca das aulas remotas no contexto do modelo ERE no ensino superior. A evolução didático-pedagógica das aulas no modelo ERE e a perspectiva de implantação do ensino híbrido na educação superior são questões que merecem atenção. O rápido desenvolvimento de soluções para a educação a distância e o foco na autonomia do aprendiz são elementos fundamentais para a práxis docente em aulas on-line e para a percepção do aluno, que se torna o centro das atenções da aprendizagem. Assim, o problema de pesquisa consiste em buscar respostas para questões que visam compreender as percepções dos alunos em relação ao novo modelo educacional, a importância das metodologias ativas na educação a distância na modalidade híbrida e a relevância do protagonismo discente para a construção do próprio conhecimento. O referencial teórico embasa-se em conceitos relacionados ao ensino a distância, híbrido e on-line, apresentados por autores da área da educação superior e tecnológica. Suas contribuições têm impulsionado o conhecimento nesse campo, fornecendo insights valiosos sobre as práticas e estratégias educacionais no contexto digital. A metodologia adotada é exploratória e qualitativa, utilizando questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Os resultados esperados visam confirmar que a pandemia acelerou as transformações na educação, incentivando o avanço das práticas de ensino e aprendizagem apoiadas pela tecnologia. É essencial observar de perto essas mudanças e seu impacto na educação atual.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão