Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CAPARROZ, Pedro Miguel Leonato"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O intraempreendedorismo e a sua influência nas inovações em empresas varejistas sob a ótica dos gestores
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2019-04-04) CAPARROZ, Pedro Miguel Leonato; KUNIYOSHI, Márcio Shoiti
    O comércio varejista no Brasil e no mundo é altamente competitivo, e, para sobreviver, as empresas buscam se diferenciar dos concorrentes. A inovação é um dos melhores meios para se atingir esse objetivo. As inovações devem ser o maior objetivo de uma empresa que busca facilidades para que os seus intraempreendedores se sintam estimulados a criar soluções. Como objetivo geral do estudo, buscou-se analisar a influência do intraempreendedorismo nas inovações de empresas varejistas sob a ótica dos gestores. Para isso, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados ao empreendedorismo, intraempreendedorismo, inovação e varejo. Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. O instrumento de investigação adotado foi a entrevista em profundidade baseada em roteiro semiestruturado, que foi realizada com seis profissionais que atuam ou atuaram como principais administradores do négocio em empresas varejistas de grande porte do estado de São Paulo. Mediante os objetivos específicos, os dados obtidos e com respaudo do aporte teórico, foram identificadas cinco categorias de análise: fatores que facilitam o intraempreendedorismo, fatores que dificultam o intraempreendedorismo, práticas de estímulo aos intraempreendedores, classificação das práticas intraempreendedoras e/ou inovações de acordo com as doze dimensões propostas e resultados das práticas intraempreendedoras e/ou inovações. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, e os resultados apontam que os objetivos geral e específicos puderam ser ratificados mediante os trechos evidenciados por intermédio dos dados coletados que corroboram a finalidade deste estudo. Portanto, fatores facilitadores e dificultadores interagem com o intraempreendedorismo, e refletem nas inovações. Dos fatores apresentados, merecem destaque ambiente, comunicação e, principalmente, liderança, pois foi considerado o fator crítico de sucesso devido a sua importância no processo. Práticas de estímulo foram evidenciadas cumprindo outro objetivo específico. Por fim, as ações intraempreendedoras foram classificadas de acordo com o radar e os resultados foram evidenciados. Assim, evidencia-se que as inovações são influenciadas pelas ações dos intraempreendedores, seja por meio de ideias de terceiros ou próprias. Dos fatores que interferem na organização, alguns têm maior poder de influenciar, e outros nem tanto, dependendo do grau de ascendência que o fator exerce sobre o intraempreendedorismo, e estes sobre as inovações. Conclui-se que o intraempreendedorismo influencia diretamente as inovações em empresas varejistas pesquisadas sob a ótica de seus líderes.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão