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Navegando por Autor "CAMPOS, Elane Silva"

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    Formação docente e relações de corpo, gênero e sexualidade na educação: entendendo conceitos e refletindo ideias
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2011-08-31) CAMPOS, Elane Silva; BAHIA, Norinês Panicacci
    O presente trabalho realizou uma investigação sobre quais as concepções que os docentes das séries iniciais do ensino fundamental têm, acerca das relações de corpo, gênero e sexualidade e suas competências e habilidades formativas para lidarem com essas questões no ambiente escolar. A opção metodológica para o desenvolvimento do estudo pautou-se pela realização de uma revisão da literatura para, teoricamente, traçarmos uma perspectiva histórica, social e cultural das relações de corpo, gênero e sexualidade fundamentada principalmente em Foucault (1984a; 1984b e 1985), Nunes (1987), Louro (2000; 2010a; 2010b), Corbin et all (2008a e 2008b), Demartini (1993), Almeida (2007) Haidar (2008), Guimarães (1995) e Sayão (1997) e, um estudo de caso, para analisarmos o contexto dessas questões no âmbito escolar. Para a realização da pesquisa empírica, o centro da investigação teve como campo as 25 escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos – SP e, como sujeitos, 50 professores (2 de cada escola) que atuam nas turmas de primeiro ao quinto ano, do ensino fundamental I. Realizamos a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, num primeiro momento, respondido pelos 50 professores e, num segundo momento, realizamos uma entrevista com uma amostra de 6 professores (retirada do grupo dos 50 sujeitos que responderam o questionário) que quiseram participar espontaneamente desta segunda etapa, para que pudéssemos obter um maior aprofundamento das questões relacionadas à nossa investigação. Para tratar das discussões sobre formação de professores elencamos Gatti e Barreto (2009), Imbernón (2002) e Nóvoa (2009) e, como referência para analisarmos os dados coletados, Franco (2003). As análises dos dados demonstram que esses educadores entendem as relações sobre corpo, gênero e sexualidade no seu cotidiano escolar, imbricados em valores morais e religiosos e referem dificuldades em abordarem o tema na escola, relacionados aos seus processos formativos enquanto indivíduos e enquanto docentes e às diferentes realidades culturais e sociais presentes na escola.

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