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Navegando por Autor "CAMARGO, Joyce Ferreira de"

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    Atualizo 3.0: docentes universitários em formação contínua
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2020-12-20) CAMARGO, Joyce Ferreira de; FURLIN, Marcelo
    Atualmente estamos inseridos numa sociedade que apresenta diversas transformações, na qual evidencia-se que a formação de professores precisa estar em constante processo formativo. A partir deste contexto, trazemos para a reflexão o estudo de caso: ATUALIZO 3.0: docentes universitários em formação contínua. Como hipótese, destacamos a evolução acelerada da sociedade e suas estruturas materiais e institucionais, refletem numa transformação na forma de pensar das novas gerações e consequentemente na forma de ensinar. O objetivo da pesquisa é promover uma reflexão de como o Curso de Formação de Professores – Atualizo 3.0, da Universidade Metodista de São Paulo, dialoga com as demandas emergenciais educacionais do Século XXI. O corpus do estudo é o Programa Metodista de Desenvolvimento Docente ATUALIZO 3.0. Assim, na primeira parte do trabalho, elabora-se o contexto da Universidade Metodista e das demandas e emergências do século XXI. Num segundo momento, o trabalho reunirá informações e dados do Programa de Formação de Professores Atualizo 3.0. Por fim, na terceira e última parte do trabalho, dialogar-se-á com o curso com as demandas emergências educacionais do Século XXI. A justificativa para a escolha do tema por considerar a importância de favorecer a construção de espaços coletivos na UMESP, para a reflexão e construção de uma nova prática pedagógica e institucional. Temos três objetivos a saber: (i) investigar de que forma o curso promove a construção de espaços coletivos para a reflexão da prática pedagógica e institucional; (ii) reconhecer no Programa quais elementos fundantes contribuem para a construção da profissão docente; (iii) analisar como o Programa compreende a práxis enquanto natureza da ação pedagógica. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos sobre a profissão docente e saberes da docência de Pimenta (2002); identidade docente de Imbernón (2009), identidade profissional Tardiff (2012) A metodologia proposta para esta pesquisa é a empírica com respaldo do estudo de caso de, Gil (1995), Ventura (2007) e Yin (2011), Com os resultados esperamos promover um debate e reflexão sobre o diálogo entre o curso de Formação Docente e as emergências do século XXI.

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