Navegando por Autor "CAETANO, Lucia"
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Desenvolvimento do pensamento crítico na mídia-educação: um estudo de quatro experiências da cidade de São Paulo, à luz de fundamentos teóricos dirigidos à autonomia crítica(Universidade Metodista de São Paulo, 2019-10-03) CAETANO, Lucia; ESCUDERO, CamilaEsta dissertação prevê ampliar a dimensão crítica dos processos de mídia-educação dirigidos à juventude, ajudando a qualificar as iniciativas que visam o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos meios de comunicação e servindo, dessa forma, de alicerce para a construção da cidadania. Neste trabalho, adoto metodologia baseada nos estudos de Jacques Piette (1996), referenciada no movimento do pensamento crítico, para analisar as experiências de quatro organizações da cidade de São Paulo que têm entre seus objetivos a dimensão crítica da mídia-educação. Como resultado, desenvolvo uma grade avaliativa referenciada em três dimensões do pensamento crítico identificadas – as habilidades cognitivas, as habilidades metacognitivas e as práticas pedagógicas. Grade esta que permitirá identificar, nas iniciativas avaliadas, os desafios e as oportunidades abertas rumo à autonomia crítica.