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Navegando por Autor "BORGES, Ivan Urso"

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    Uma análise cristã do filme O Caçador e a Rainha do Gelo
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2024-12-11) BORGES, Ivan Urso; RODRIGUES, Airton
    O presente trabalho busca investigar e analisar as possibilidades das linguagens religiosas do cristianismo e sua influência nas artes, especificamente o cinema. Trata-se da análise interna do filme O caçador e a rainha do gelo (2016) a partir do método de Manuela Maria Fernandes Penafria. Dessa forma, a proposta é que existem elementos presentes no filme que podem dialogar com o cristianismo. Para isso, utilizamos o método de correlação de Paul Tillich que permite a interação entre áreas diferentes, abrindo caminhos de diálogo bem como verificando a aplicação deste método. No primeiro capítulo, procuramos apresentar aspectos introdutórios como por exemplo conceitos de religião, cultura, cinema e a importância da comunicação através das artes, no caso desse trabalho. Também apresentamos as razões e fundamentos que levaram à escolha do filme, bem como trazemos uma proposta de estrutura que pode auxiliar na compreensão das divisões do tema. Ainda é importante destacar que se trata de um filme de proposta não religiosa, fator que não impede a pesquisa já que muitas áreas podem ser relacionadas à outras, complementando e ajudando no desenvolvimento de outras pesquisas. No segundo capítulo há uma investigação específica do filme analisando imagens, símbolos, diálogos, lugares e outros fatores que podem ser destacados na narrativa fílmica, sempre lembrando do contexto, da época, dos princípios de cada personagem. Uma das ênfases na análise do filme é o tema do amor, sentimento muito amplo atualmente. O enredo fílmico trabalha princípios morais do amor, como por exemplo o amor de casal, de família, amigos etc. Um dos pontos que divide posições no filme é a afirmação do amor e a negação dele, gerando conflitos, guerras e morte. No terceiro capítulo apresentamos a aplicação do método de Tillich, colocando diversos elementos do filme e do cristianismo, isso de uma forma aproximada respeitando os respectivos contextos. Por fim, pretendemos demonstrar que em meio à tantas abordagens possíveis, linguagens religiosas do cristianismo também podem dialogar com o filme.

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