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Navegando por Autor "BARBOSA, Taynah Ibanez"

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    As transformações de Arlequina: as representações do feminino nas mídias de entretenimento
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2019-9-23) BARBOSA, Taynah Ibanez; PASSOS, Mateus Yuri Ribeiro da Silva
    Esta dissertação de mestrado analisou a representação do imaginário feminino transmitido pela personagem fictícia Arlequina, originária da animação Batman: a série animada (1992), que se expandiu para os quadrinhos, jogos e cinema. Considerando o tempo de pesquisa e a relevância do objeto de estudo, o esforço se deu em observar suas diversas transformações desde sua origem até os dias atuais, considerando sua natureza transmídia, através da análise das principais e mais significativas mídias em que ela esteve presente. Para atingir tal objetivo, foi estudado o processo de modificações das representações das personagens femininas no gênero de super-heróis, identificando os contextos sócio-históricos que influenciaram essas transformações, utilizando principalmente Madrid (2016) e Oliveira (2007). Para a discussão voltada ao imaginário referente ao gênero, a análise se apoia principalmente nas obras de Durand (2002), referente aos conceitos de Imaginário Social; Beauvoir (2016), que discute sobre a imagem da mulher em vários âmbitos sociais, políticos e científicos; e Bourdieu (2002), sobre os elementos da Dominação Masculina. O método utilizado é a semiótica Peirceana, considerando os elementos sociais representados nas obras como índices. Os resultados mostraram grande foco na discussão em torno da violência doméstica, e a jornada enfrentada pela mulher para se libertar dos abusos, o que foi acontecendo com as modificações sociais conforme a mentalidade do público foi se transformando, no entanto, essa representação da violência sempre foi mostrada de forma crítica. A personagem está narrativamente em um triângulo principal, no qual transmite a interação da vítima com três representações diferentes do feminino e do masculino, sendo eles: O Coringa, enquanto o homem dominador que violenta; o Batman, enquanto o dominador que representa o papel protetor do pai, e Hera Venenosa, com quem faz o papel da mulher que guia a personagem para a total libertação através da representação do conceito de sororidade.
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    Super-heróis como modelos da moralidade estadunidense: DC Comics e as transformações políticas e culturais em suas histórias, influenciadas pelo desenvolvimento do imperialismo americano
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2024-03-26) BARBOSA, Taynah Ibanez; PASSOS, Mateus Yuri
    O presente estudo tem como objeto a análise das representações dos super-heróis enquanto seres morais nas obras da editora DC Comics. A proposta é demonstrar as modificações desses conceitos na narrativa, à medida que as visões sociais, políticas e mercadológicas se transformavam no contexto estadunidense. O trabalho observa essas transformações por meio do recorte de três personagens que carregam esses elementos narrativos: Lanterna Verde Hal Jordan, Superman e Amanda Waller. Cada um dos personagens apresenta um aspecto da moralidade americana e como tais conceitos se modificam, contradizem e disputam espaço narrativo, já que o gênero super-herói consiste em figuras heroicas contemporâneas. O método utilizado foi o Close Reading, aplicado ao estudo do imperialismo estadunidense, a fim de compreender como as histórias em quadrinhos e o gênero de super-heróis interagem com a história estadunidense e fazem parte de sua cultura. Pela compreensão desses contextos foi possível observar os ideais do cidadão americano perfeito e suas nuances históricas, como sexismo, racismo, religião e modo de vista capitalista.

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