Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Tudo no DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ASSIS, Rafael Augusto de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Cartografias da educação menor: anti-paideia, rizoma e linhas de fuga no horizonte nômade de Gilles Deleuze e Félix Guattari
    (Universidade Metodista de São Paulo, 2025-05-19) ASSIS, Rafael Augusto de; PAGANOTTI, Ivan
    O estudo ora apresentado propõe a realização de uma análise da educação tradicional (Educação Maior) sob a perspectiva do pensamento de Deleuze e Guattari. A investigação questiona os modelos hierárquicos e normativos da pedagogia clássica, que são estruturados sob o ideal da Paidéia, confrontando-os com uma abordagem rizomática e descentralizada do conhecimento. Inspirada no conceito de Educação Menor, a pesquisa explora os processos de subjetivação, as resistências e as linhas de fuga que rompem com os sistemas educativos disciplinadores. Através do prisma do nomadismo, são mapeadas práticas pedagógicas que fomentam a criatividade, e a potencialização dos corpos, rompendo com a homogeneização dos saberes. Ao articular conceitos como rizoma, devir e linha de fuga, a tese busca promover uma cartografia de novas possibilidades educativas que dialogam com a multiplicidade e a abertura ao imprevisível no processo formativo.

DSpace software copyright © 2002-2025 - Customizado por ModalNetworks

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão